quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DICAS : CURRÍCULO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

1 comment
Por ser o primeiro contato com o recrutador, o currículo é importante na busca por uma colocação. O profissional deve dar atenção à formatação e ao conteúdo do documento. Muitas pessoas com deficiência, no entanto, têm dúvida se citam ou não a deficiência.
Segundo Flávio Gonzalez, coordenador de reabilitação profissional da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), instituição em São Paulo focada na inclusão da pessoa com deficiência, as informações devem estar escritas de maneira clara e objetiva.
- Não há nenhum problema em citar a deficiência no currículo, embora, teoricamente, não seria necessário fazê-lo. Porém, em um cenário no qual grande parte das empresas encontra-se sob fiscalização da Lei de Cotas, indicar a deficiência pode fazer a diferença entre ser chamado ou não para uma entrevista - afirma.
Desde a entrada em vigor da Lei de Cotas as empresas têm aberto, com frequência, vagas para pessoas com deficiência.
- Atualmente, as pessoas com deficiência têm maior facilidade e oportunidades no mercado de trabalho. Para aproveitá-las, além de um currículo bem feito, é importante manter-se atualizado e fazer cursos de qualificação - explica o coordenador.
Confira as dicas:
- A deficiência deve ser descrita de forma genérica e objetiva. Ex.: deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual ou deficiência intelectual.
- O grau de comprometimento ou a história da referida deficiência, como "eu adquiri minha deficiência em um acidente", nunca deve estar citado no currículo. Se a empresa precisar de outras informações solicitará diretamente para a pessoa.
- A descrição da deficiência pode estar escrita juntamente com os outros dados pessoais: nome, endereço, idade.
- O restante das informações deve seguir os padrões convencionais, não se esquecendo de colocar escolaridade, cursos de qualificação e experiência profissional, caso já tenha trabalhado em alguma empresa. Telefone e e-mail também são importantes para que o empregador entre em contato.
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=24458

Um comentário:

  1. Por favor, tenho uma amiga que possui uma deficiência mental leve, devo colocar isso no currículo?
    Desde já, agradeço,
    Márcia Mazzarolo

    ResponderExcluir