quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Propeg cria campanha de inclusão com vários recursos de acessibilidade

Comente!

Ação assinada pela Propeg traz o primeiro comercial do País que oferece simultaneamente três recursos de acessibilidade: audiodescrição das cenas, legenda inclusiva e libras .


Para promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, sensibilizando-a para o combate à discriminação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) estrearam uma campanha publicitária para estimular a convivência de pessoas com e sem deficiência. O filme é o primeiro do País acessível às pessoas com diferentes deficiências.

A Propeg, a agência que assina o trabalho, embarcou no comercial três recursos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência visual e auditiva: audiodescrição, recurso em que a pessoa com deficiência visual, acionando a tecla SAP da TV, pode escutar a descrição das cenas; e narração em libras e legenda diferenciada inserida nas situações ilustradas no filme. O fio condutor criativo para o filme foi o funk "Condição", do cantor e compositor Lulu Santos.

O filme aproveita os versos da letra de Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial mostra sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: "Eu não sou diferente de ninguém/Quase todo mundo faz assim./Eu me viro bem melhor/ Quando tá mais pra bom que pra ruim./Não quero causar impacto./Nem tampouco sensação./O que eu digo é muito exato/ É o que cabe na canção./Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição". A locução, em off, encerra com a afirmação: "Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência." E traz as assinaturas: "Secretaria Especial dos Direitos Humanos" e "Brasil. Um País de todos." Além de filme, o plano de mídia é composto por spot e anúncios de página dupla para revistas. A campanha também tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade o novo conceito de deficiência expresso na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


0 comentários:

Postar um comentário