sábado, 7 de março de 2009

Barbie faz 40 anos

Comente!
Em 1959 nasceu a famosa boneca Barbie! Fica a saber como tudo aconteceu...
Quem é que não teve pelo menos uma ou não conhece a Barbie? Aquela boneca loira com que todas brincámos ou, no caso dos rapazes, roubaram às irmães, esconderam, despentearam... Mas afinal como é nasceu a boneca mais famosa do mundo?! Era uma vez...Ruth Handlers, mulher de Elliot Handler (fundador da empresa norte-americana Mattel) passava a vida a observar a filha, enquanto esta vestia e despia as suas bonequinhas de cartão. Apercebeu-se que as bonecas da altura eram todas bebes, não havia nenhuma boneca-mulher. Faltava uma boneca que as fizesse sonhar com aquilo que gostariam de ser no futuro! É então que surge a ideia de criar uma boneca de plástico, que aparentasse ter entre 16 e 20 anos, e que as raparigas pudessem vestir, despir, pentear, transformar ao seu gosto! Quanto ao nome, foi fácil! Ruth Handlers, mãe de três filhos - Ken, Skipper e Bárbara - não teve dúvidas: Barbie, o diminutivo de Bárbara, era o nome perfeito! Mais tarde, Ken viria a ser o seu namorado e Skipper a sua irmã.

9 de Março de 1959:

Barbie é lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque. Sem que se apercebesse, Ruth Handlers estava a criar aquela que viria a ser a boneca mais famosa do mundo! Foi apresentada como uma jovem modelo, vestida com as últimas tendências da moda, imagem que tem mantido desde então - longas pernas e cintura fina - as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura!

Em 1996, surge uma nova amiga – Becky - que vem com uma cadeira de rodas.
(http://www.juventude.gov.pt )




Becky (Amiga de Barbie) em Cadeira de Rodas

Num artigo publicado na revista One in Ten, da Rehabilitation International, no ano de 1998, Tomas Lagerwall, então do Swedish Handicap Institute (hoje é Secretário Geral da Rehabilitation International) escreveu: "Muitas garotas e alguns meninos brincam com uma boneca chamada Barbie. Becky, a amiga de Barbie, usa uma cadeira de rodas.A boneca tem ajudado crianças a se acostumar com o fato de que algumas pessoas têm deficiência e que os recursos que usam fazem parte de suas vidas. Há também bonecos e bonecas com deficiências, sendo produzidos em países mais pobres. Esses brinquedos, que estimulam a aceitação, podem ter uma forte influência sobre as atitudes das crianças para com as deficiências" (Thomas Lagerwall).

(http://www.crfaster.com.br/Cadeira%20Rodas.htm)


0 comentários:

Postar um comentário