domingo, 8 de março de 2009

Cadeira de rodas manual

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As cadeiras de rodas manuais são aquelas que requerem força humana para movimentação. Há três tipos: propulsão-própria, propulsão-assistida, e base giratória. Quase todas as cadeiras de rodas manuais podem ser dobradas para o armazenamento ou a colocação em um veículo.
As cadeiras de rodas manuais ou de propulsão-própria são propelidas pelo ocupante, geralmente usando as rodas traseiras grandes, de 20-26 polegadas no diâmetro médio, que assemelham-se à rodas de bicicleta. O usuário move a cadeira empurrando os handrims, que são uma tubulação circular na parte externa das rodas grandes. Os handrims têm um diâmetro ligeiramente menor do que aquele das rodas traseiras. Os usuários hábeis podem controlar a velocidade e o giro e frequentemente aprender a balançar a cadeira em suas rodas traseiras - fazer um “wheelie”. O wheelie não é apenas para dar um show - um usuário que possa controlar a cadeira desse modo pode escalar e descer montinhos e mover-se sobre obstáculos pequenos.
A Movimentação Um-Braço permite um usuário guiar e propelir uma cadeira de rodas apenas por um lado. Dois handrims, um menor do que o outro, são situados em um lado da cadeira, à esquerda ou para a direita. Na maioria de modelos a borda exterior, ou menor, é conectada à roda oposta por um eixo dobrável. Quando ambos os handrims são agarrados junto, a cadeira pode ser propelida para a frente ou para trás em uma linha reta. Quando um ou outro handrim é movido independentemente, a cadeira girará para a esquerda ou direita em resposta ao handrim usado. Uma outra alternativa é alavanca-dirige a cadeira que os propells a cadeira envíam usando uma alavanca que seja bombeada para a frente e para trás. Algumas cadeiras são configuradas também para permitir o occupant ao propell usando um ou ambo o pé em vez de usar as bordas. Muitos destes variants foram projetados para razões médicas da necessidade, mas são também úteis em esportes de cadeiras de rodas: por exemplo a movimentação do Um-Braço permite um usuário de cadeira de rodas que drible com a bola ao mover-se para a frente.

As cadeiras Assistente-propelidas são projetadas para ser propelidas por um assistente que usa os punhos, e por isso as rodas traseiras são frequentemente menores. Estas cadeiras são usadas frequentemente como “cadeiras de transferência” para mover um paciente quando uma alternativa melhor não está disponível, possivelmente dentro de um hospital, como uma opção provisória, ou nas áreas onde a cadeira padrão de um usuário não está presente. Estas cadeiras são mais vistas geralmente nos aeroportos. As cadeiras especiais de transferência do avião estão disponíveis na maioria das linhas aéreas, projetadas para caber nos corredores estreitos do avião e transferir um passageiro usando-se seu assento no avião.
As cadeiras do Wheelbase são plataformas rodadas com os sistemas assentando especial-moldados conectarados com eles para usuários com uma postura mais complicada. Um sistema assentando moldado envolve fazer exame de um molde posição assentada achievable e do carving a forma da espuma da memória ou de dar forma de uma pessoa da mais melhor a um engranzamento plástico em torno dele. Este assento então é coberto, moldado, e unido a um wheelbase.
O custo elevado é relacionado no trabalho manual em cada cadeira de rodas. Na extremidade de baixo-custo, as cadeiras de aço pesadas, tubulares, com assentos do estilingue, e pouca adaptibilidade. Os usuários podem ser temporariamente deficientes, ou usando uma cadeira por empréstimo, ou simplesmente incapazes de ter recursos para mais melhor. As cadeiras manuais não-modificadas são comuns como “empréstimos” em facilidades grandes tais como aeroportos, parques de divertimento e centros de shopping. Em uma escala de preço mais elevado, e usadas mais geralmente por pessoas com deficiências a longo prazo, são as cadeiras de pouco peso do fabricante principal com mais opções. A extremidade elevada do mercado contem modelos da ultra-luz, opções extravagantes do assento e acessórios, características para andar em diversos seguros, e assim por diante, mas a maioria de fornecedores do seguro não financiarão estes modelos mais avançados.


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