quarta-feira, 11 de março de 2009

Divulgados os 3 finalistas da 2ª Edição do Premio Sentidos

Comente!
Grandes histórias de superação e iniciativas que fomentam a inclusão social de pessoas com deficiência vão abrilhantar a cerimônia de premiação que acontecerá no dia 4 de abril durante a Reatech 2009.

A comissão organizadora do Premio Sentidos anuncia os três finalistas, de cada uma das seis categorias, da segunda edição desta iniciativa da Revista Sentidos, AVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, The Key, Net Cidade e Trama Comunicações.
Conheça abaixo o perfil e história de superação de cada um dos candidatos, assim como os indicados à Menção Honrosa nas categoriais Empresas e Terceiro Setor.
No próximo dia 17 de março, acontecerá a reunião da Comissão Julgadora que escolherá os vencedores do Premio Sentidos. Nesta segunda edição, a novidade ficou por conta da introdução do Júri Popular que escolherá, através do voto pela internet (www.sentidos.com.br), o caso que melhor ilustra o objetivo principal do Premio, que é a valorização das histórias de superação das pessoas com deficiência.
Os vencedores serão conhecidos no evento de premiação, marcado para o dia 04 de abril de 2009, a partir das 19 horas no Pavilhão Imigrantes durante a realização da REATECH, maior feira de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência da América Latina.
Para mais informações sobre a feira e fazer sua inscrição gratuita acesse o site www.feirasnacipa.com.br/reatech/

Categoria: Artes

FERNANDA DOS SANTOS HONORATO
Deficiência: Mental (Síndrome de Down)
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Qual é o seu talento especial: Participante ativa de um premiado grupo de teatro, esta jovem com síndrome de down chamou à atenção de por sua atividade na TV. Ela é repórter de um programa no RJ e já entrevistou várias personalidades. Mas não é só isso não. Sua desenvoltura e alegria a tornaram uma passista da Portela, escola de samba de sua cidade.

LUIZ CARLOS DE ALMEIDA
Deficiência: VisualCidade/Estado: Santos/SP
Qual é o seu talento especial: Perdeu totalmente a visão aos 40 anos de idade. Fez cursos de reabilitação e adaptou-se à nova vida cotidiana, inclusive com auto-suficiência na locomoção.Depois que teve contato com o método " Ensinando Cegos a Pintar ", aprendeu a gostar da arte com o pincel. A partir daí a pintura tornou-se sua motivação principal.

MARIA GORET CHAGAS
Deficiência: FísicaCidade/Estado: Franca/SP
Qual é o seu talento especial: Artista plástica e escritora amadora. Nasceu uma grave patologia neurológica que a impedia de mover braços e pernas. Aos cinco anos de idade conseguiu dar seus primeiros passos mas seus membros superiores permaneciam imóveis. Estudou muito e formou-se em artes plásticas e passou a ensinar outras pessoas a também pintar com a boca.

Categoria: Empresas

CAMPO DOS SONHOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS
Cidade/Estado: Socorro/SPP
rojeto de Inclusão: O Campo dos Sonhos se transformou em um dos primeiros hoteis-fazenda do Brasil adaptado a turistas com deficiência e mobilidade reduzida, como os cadeirantes, mudos, surdos, etc. Foi onde aconteceu o lançamento oficial do projeto "Aventureiros Especiais", do Ministério do Turismo em parceria com a ONG "Aventura Especial" , para que todos os empreendimentos turísticos do Brasil sejam adaptados a esse tipo de público.

DOW BRASIL S.ACidade/Estado: Candeias/BA
Projeto de Inclusão: Lançamento do Manual de Iniciação à Informática para Deficientes Visuais, que tem seu conteúdo voltado a orientar os deficientes sobre como trabalhar com o programa Word. O premiado projeto do Manual em Braille foi desenvolvido por um funcionário do complexo industrial da Dow em Aratu. A 1a edição foi lançada em 2001 e distribuída entre 24 entidades que assistem ao deficiente visual em todo o Brasil. A 2ª edição, lançada em 2005, com a parceria do Senai, teve uma tiragem de 2 mil exemplares que foram entregues gratuitamente a mais de 100 instituições.

PETROLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS/ CENPES
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Projeto de Inclusão: Proind - Programa de Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência no Ambiente de Trabalho na unidade de pesquisa CENPES. em convênio com a ONG Solazer. O Proind surgiu em 2002 com o objetivo de criar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência física e intelectual, oferecendo capacitação e treinamento por um período de até dois anos, na áreas de jardinagem e administrativa, até o momento já foram atendidas 44 pessoas com deficiência.

Categoria: Esportes

LOIS NEUBAUER
Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: Atibaia/SP
Sua história de superação pelo esporte: Foi praticando o parapente (voo livre com paraquedas) que Lois fraturou duas vértebras da coluna. Nem mesmo a paralisia nas pernas como sequela tiraram o desejo de voar desse apaixonado por esportes radicias. Seis meses depois, e já reabilitado, estava voando novamente. Recentemente participou do maior rally aéreo do mundo que aconteceu entre vários estados do nordeste brasileiro.

PAULO DE ALMEIDA
Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Qual sua atividade esportiva: Em um acidente de trabalho, Paulo de Almeida teve a sua perna amputada (abaixo do joelho). Na ocasião do acidente, o médico (também amputado) que fez a intervenção cirúrgica em Paulo indicou o esporte adaptado como uma excelente maneira de recomeçar em uma nova realidade. Foi o que ele fez. Hoje em dia o maratonista coleciona muitos títulos nacionais e internacionais, além de uma participação histórica numa ultra-maratona em que correu por quase 11 horas ininterruptas.

ROSANA APARECIDA SELICANI MAGALHÃES
Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP
Sua história de superação pelo esporte: Num acidente de motocicleta, grávida de 7 meses, perdeu sua perna esquerda mas não se deixou abater em momento algum. Deu a luz a seu filho, que nada no acidente, teve uma outra filha e literalmente mergulhou no esporte para mudar de vida. Hoje é nadadora de longa distância e já obteve muitos títulos com sua atividade favorita.

Categoria: Gente como a Gente

ALEX GARCIA
Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: São Luiz Gonzaga / RS
Qual é a sua história de superação: A surdocegueira nunca o impediu de buscar seus objetivos e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. Cursou a a universidade, realizou com pioneirismo estudos sobre sua deficiência e se especializou em Educação Especial na UFSM/RS. Desenvolveu ainda um trabalho de atendimento domiciliar para famílias de surdocegos.

MARCOS ROSSI PENA
Deficiência: Física
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Qual é a sua história de superação: Nasceu sem os braços e as pernas devido à Síndrome de Hanhart. Sua limitação física não o intimidou a buscar alegria e força de vontade de viver. Ser baterista de uma escola de samba é um exemplo disso e ele conta com orgulho que já toca há 9 anos. Hoje ele está casado, é pai de dois filhos, se formou em Direito e atua junta a empresas nacionais e multinacionais.

RICARDO OLIVEIRA DA SILVA
Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Várzea Alegre/CE
Qual é a sua história de superação: Uma amiotrofia espinhal e a distância que o separava de uma cidade mais próxima, o impediu de estudar nos primeiros anos de vida numa escola regular. Foi alfabetizado pela mãe em casa, sempre gostou de matemática. Depois de algum tempo foi matriculado numa escola e a partir daí descobriu que não só gostava de fazer contas, mas sabia muito da matéria. Em 2006, participou de uma olimpíada de matemática e ganhou a medalha de ouro. Em 2007 foi medalhista de ouro novamente e teve reconhecimento coroado, inclusive pelo presidente Lula.


Categoria: Literatura

CARLOS EDUARDO DOS ANJOS SOUZA
Tipo de Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: São Paulo/SP
O que inscreveu no Premio Sentidos: Seu primeiro livro MINHA CASA VERDE, foi escrito com o auxílio e orientação de sua fonoaudióloga devido à sua impossibilidade de escrever em decorrência de uma paralisia cerebral.

LUIZ FERNANDO CALDAS DA SILVEIRA
Tipo de Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
O que inscreveu no Premio Sentidos: Em seu livro HOJE EU DESAFIO O MUNDO SEM SAIR DA MINHA CASA, Fernando Monstrinho, como é mais conhecido, traz a sua grande luta para enfrentar a deficiência causada pela síndrome ELA e a história de amor por sua cidade. Sua obra só foi realizada com o apoio de amigos e familiares que o ajudar na digitação do trabalho.

PRISCILA DOS SANTOS SOTERIO
Tipo de Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Arujá/SP
O que inscreveu no Premio Sentidos: O livro ENCONTRO COM A FELICIDADE é uma obra que a autora conta as suas lições de vida durante seu tratamento no Hospital do Câncer que resultou na perda total de um olho e parcial do outro. Seu relato é feito através da personagem KATARINA e mistura a realidade e ficção.

Categoria: Terceiro Setor

ASSOCIAÇÃO PROJETO TAMTAM
Cidade/Estado: Santos/SP
Sua atuação social: O projeto nasceu partindo do principio da inclusão e diversidade em todos os sentidos. Voltado para pessoas com necessidades especiais, a idéia da iniciativa é potencializar os talentos e a cooperação por meio da linguagem das artes - música, dança, expressão corporal, teatro, rádio...

MOVIMENTO SUPERAÇÃO
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Sua atuação social: O Movimento SuperAção foi criado por jovens com e sem deficiência preocupados com a necessidade de serem reconhecidos enquanto cidadãos. Suas principais áreas de atuação estão na promoção da defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, através de eventos sócio-culturais e o desenvolvimento de ações concretas que chamem à atenção para a questão da acessibilidade em todos os espaços.

REDE BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO UNEPE
Cidade/Estado: Campo Grande/MS
Projeto de Inclusão: Capacitação de profissionais, realização de estudos e pesquisa científica em saúde e diagnóstico e reabilitação de portadores de patologias que provocam distúrbios do movimento.

Revista Sentidos

0 comentários:

Postar um comentário