quinta-feira, 12 de março de 2009

Flávia Arruda entrega 154 cadeiras de rodas

4 comments
Portadores de deficiências físicas receberam, ontem, novas cadeiras de rodas. A entrega de 154 novas cadeiras, realizada , na estação do metrô na 114 Sul, foi feita pela primeira-dama do DF, Flávia Peres Arruda, madrinha do programa.
As doações fazem parte de um programa do GDF em parceria com o Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência Física (ICP). “Luto e apoio a acessibilidade do DF. Eu e o governador queremos a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, garantiu Flávia.
A parceria dura dois anos e já distribuiu cerca de quatro mil novas cadeiras. “Ainda pretendemos entregar, neste ano, 3,6 mil calçados especiais e mais 300 próteses de braços e pernas”, afirmou o médico Gabriel Ângelo Barros, coordenador da entrega.Para participar do programa basta ter a inscrição na Gerência de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde. O ingresso na lista dos beneficiados ocorre logo depois da internação do paciente. Diagnosticada a necessidade do uso do equipamento, o mesmo é encaminhado à Gerência, que realiza uma avaliação para providenciar uma cadeira adaptada. “Antes da parceria os pacientes recebiam as cadeiras até dez meses. Após a iniciativa do GDF, o prazo caiu para dois meses”, relembra Barros.São quatro tipos de cadeiras de rodas disponibilizados pelo GDF. Elas atendem às necessidades específicas de portadores de paralisia cerebral, tetraplégicos e paraplégicos. O quarto modelo é utilizado durante o banho dos usuários que não podem se lavar sozinhos. Os equipamentos são fabricados com a utilização de mão-de-obra de pessoas com necessidades especiais. Por meio de parceria com uma organização especializada na capacitação profissional de deficientes físicos, os novos trabalhadores fazem também a reforma e manutenção das cadeiras de rodas utilizadas nas unidades de saúde da rede pública. O governo Arruda promete investir mais em acessibilidade.

Exelência Global

4 comentários:

  1. Senhara Flávia arruda, eu sou uma mae de uma criança portadoura de deficiensia cerebral, uma doença degenerativa (lipufuscinose ceroide neuronal infatil tardia). ele nessecita de uma cadeira de rodas adpitada para banho cuja nao tem na rede publica. ela custa R$1,800,00 pois nao tenho condiçoes de compra-la a minha sujestao e que a rede publica fornecesse para nos que nessesita da cadeira.esta é para pessoas que nao sentao so deita.eu presciso de 1 orgente. (61)3479 5796 . obrigada voces estao de parabens

    ResponderExcluir
  2. meu nome e joaci estou precisando urgente de uma cadeira de roda, pois nao tenho condicao de comprar o preco e um absurdo.como pode um aposentado que ganha um salario minimo comprar um cadeira de roda que custa 1.900 nao tem condicao isso. flavia arruda me ajuda meu telefone e 33933184.

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei a cadeira para meu filho, achei caríssima e tenho um protesto a fazer: Se o governo não tributasse todo o processo da cadeira de rodas e subsidiasse sua industrialização elas seriam acessíveis a todos, inclusive poderiam fazer parte de um programa de aceleração das cadeiras de rodas (PACC)e assim evitaria que esse políticos safados fizessem doações de cadeiras unicamente com a finalidade de conseguir votos. E mais, Senhora Flávia Arruda tá doando cadeiras de rodas comseguidas com dinheiro que o marido roubou de todos nós e por isso, aquele violador de painéis do Senado, chorão, deveria estar na cadeia. Vocês já ouviram político defender o direito de cadeirante ter cadeira de graça? Pois é, lamento aqueles que ainda se vendem por uma cadeira. Sinceramente. Daniel
    (Vê se não censura meu comentário, Blog com moderação é tendenciosamente a favor da censura)

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel
    venho aqui explicar que o blog com MODERAÇÂO não é Tendenciosamente a favor de censurar como disse. Aqui prezamos por um ambiente limpo e tranqüilo, pois nem tudo se resolve na pancada, e com isso queremos evitar que por algum motivo de desacordo, pessoas se ofendam sem necessidade ou postem matérias que não tem haver com o assunto. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
    Sem mais
    Ricardo Karam

    ResponderExcluir