Na primeira reunião da Câmara Setorial Temática da Acessibilidade, que acontece na quinta-feira (12/03/2009), às 16 horas, os membros da comissão voltam a reforçar as ações sociais que asseguram os direitos de idosos e de pessoas com deficiência física aos serviços e espaços públicos. A reunião acontecerá na sala das comissões, no segundo andar da Casa, com o principal objetivo de que os membros acompanhem a palestra do tenente -coronel PM/MT Jacques Lopes da Cunha.
Cunha vai abordar o tema Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).A CST da Acessibilidade foi instalada na Assembleia Legislativa, em 2008, por meio de requerimento de autoria da deputada Chica Nunes (PSDB).O mecanismo tem como objetivo atender reivindicações de portadores de necessidades especiais, idosos, crianças e gestantes entre outros."Trata-se de garantirmos os direitos de várias pessoas que por algum tipo de deficiência não têm o mesmo acesso que as pessoas comuns", disse Chica Nunes.
Desde a sua instalação, a CST da Acessibilidade tem sugerido ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Entre as medidas, consta como meta propiciar o acesso gratuito a eventos sócio-culturais; a isenção de pagamento de qualquer taxa de inscrição em concursos públicos; acesso às vias públicas, prédios e transportes, significando a luta pela educação e a conscientização da comunidade em relação aos cidadãos portadores de necessidades especiais.A Associação Mato-grossense dos Deficientes (AMDE) registrou, no ano passado, que 15% da população apresenta algum tipo de deficiência. Os debates na CST da acessibilidade têm ainda a participação do Ministério Público.Na avaliação da deputada Chica Nunes, o problema é grave e precisa de debates constantes na busca de soluções que atendam essa classe da população. Um dos desafios para os cadeirantes, o acesso às rampas nas calçadas. De acordo com a parlamentar ainda tem-se muito que avançar no transporte coletivo e outros setores.
Excelência Global
0 comentários:
Postar um comentário