Adaptado para atender aos mais diversos tipos de necessidades especiais, o Centro de Esportes e Lazer para Portadores de Necessidades Especiais, no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, em Olarias, deve ser inaugurado até o final de março.
Toda a parte de obras e acabamento, na área de 2.130,25 metros quadrados, já está concluída restando apenas a aquisição do mobiliário interno para a inauguração.
O investimento na execução da obra foi de R$2.342.553,63 com financiamento do Programa Paraná Urbano.
Com dois pisos, dotado de rampas de acesso e elevador, o Ginásio de Deficiente é composto por quadra poliesportiva (basquete, vôlei e futebol), piscina coberta e térmica, sala de jogos, administração, vestiários, banheiros e sala de ginástica.
Na parte externa foi construído o primeiro playground público da América Latina para portadores de deficiência. Com o objetivo de oferecer diversão e segurança às crianças, o playground foi completamente adaptado para uso de cadeirantes, possui balanços para uso de portadores de vários tipos de deficiência física e mental, barras paralelas, escorregadores e um carrossel próprio para cadeirantes. O piso do parque é de concreto com tinta emborrachada para proporcionar maior segurança às crianças e também foi instalado um piso tátil para a utilização dos brinquedos por deficientes visuais.
Todos os equipamentos têm placas com indicação de uso, inclusive em braile. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Letícia Peret Antunes Hardt e – inscrito com permissão da prefeitura - premiado em dois concursos internacionais. No outro lado do complexo, a pista de atletismo específica para portadores de deficiência está pronta, também com pisos especiais, demarcados e emborrachados. Quando o Ginásio estiver em pleno funcionamento, em uma segunda etapa, serão instalados um trepa-trepa e uma “parede interativa” que é equipada de objetos sonoros, como percussão, xilofone, pau-de-chuva, reco-reco, triângulo, chimes e pratos.
0 comentários:
Postar um comentário