Uma boa notícia para ampliar a acessibilidade no Metrô de São Paulo: a instalação de 350 bancos para obesos nos 117 trens e plataformas.
Até julho, o Metrô vai instalar cerca de 350 bancos para obesos nos 117 trens e nas plataformas de suas 55 estações. As plataformas das linhas 2-Verde (Alto do Ipiranga/Vila Madalena) e 3-Vermelha (Itaquera/Barra Funda) começaram a receber os equipamentos em fevereiro. Nos trens, eles serão instalados nos vagões das extremidades. Em abril serão colocadas sinalizações para inibir o uso inadequado dos bancos.
A largura dos novos bancos equivale a dois assentos padrão, ou seja, aproximadamente 90 centímetros. Os bancões são azuis.
Gradativamente, segundo Beatriz Barbosa, chefe do departamento de relacionamento com o cliente do Metrô, todos os assentos reservados a idosos, grávidas e mulheres com crianças de colo, que hoje são cinza, vão ganhar o mesmo tom azul, padrão universal indicativo de portadores de necessidades especiais.
A companhia está se adaptando à Lei Estadual 12.225/2006, que estabelece a obrigatoriedade da disponibilidade de assentos para pessoas obesas nos transportes públicos em todo o Estado.
Fonte: Jornal da Tarde / Luísa Alcalde, 3/03/2009
0 comentários:
Postar um comentário