sábado, 18 de abril de 2009

Fotógrafa da acessibilidade.

2 comments
Kica de Castro - Fotógrafa da acessibilidade.

Graduada em comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda, tornou-se fotógrafa profissional em 2000. Em 2002, recebeu o convite para ser chefe do setor de fotografia em um hospital e centro de reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência fisica. O primeiro contato com as futuras modelos da agência, era para prontuários médicos e publicações cientificas. Nesse período, lembra que as fotos eram registradas de maneira muito fria, de frente, costas e as duas laterais, apenas de peças intímas e com uma placa que vinha com o número do prontuário, muitos pacientes falavam que parecia fotos de presidiários. Para o corpo clinico, essas fotos são de extrema importância , porém , para os pacientes isso era muito invasivo. Percebendo isso, Kica, levou para o estúdio acessórios para quebrar o gelo: espelho, pente, gel, bijuterias e um pequeno estojo de maquiagem. Isso fez com que os pacientes ficassem mas a vontade, e começaram a contar os seus sonhos. Grande parte, tinha o sonho de ser modelo, mas como sofreram acidentes ou já nasceram com as patologias, esse sonho parecia impossível de ser realizado. Em 2003, juntamente com uma amiga do setor de psicologia adulto, começaram a desenvolver um trabalho; resgate da auto estima com auxilio das fotos, que acabou recebendo o nome de FOTOTERAPIA. Essa iniciativa, deve resultados fantásticos, muitos dos pacientes começaram a descobrir e aceitar a condição do corpo existente. Em 2004, muitas das pacientes começaram a cobrar muito mas que a auto estima, queriam uma oportunidade para atuar nesse campo. Kica começou a fazer alguns contatos, com antigos clientes da época de atuação de publicitária, mas encontrou muita dificuldade quando falava que eram pessoas com deficiência fisica, nesse período, começou a tirar fotos sem os respectivos aparelhos ortopédicos (muletas, proteses, orteses, cadeira de rodas...) com isso, a aceitação foi um pouco melhor, pois, nas fotos não mostravam claramente que se tratavam de pessoas com deficiência fisica. Mas isso não era o objetivo desejável. No mesmo ano , retomou os acessórios, pois, se era para quebrar o preconceito, fazer a inclusão, os mesmos teriam que ser visíveis. Foram feitas, muitas tentativas, e poucos resultados. Em 2005, começou a fazer uma pesquisa, para descobrir onde estavam os erros e os preconceitos. Como resultado da pesquisa, algumas iniciativas sobre esse segmento começaram aparecer, pena que todos eles na europa, Alemanha tem um concuros de beleza para cadeirantes: A Mais bela Cadeirante, na França um Reality Show , tipo Big Brother, só para pessoas com deficiência fisíca. Com isso, em 2007, deixou a instituição e tomou a decisão de montar sua própria agência de modelos, voltada para pessoas com algum tipo de deficiência fisíca.
2008, as conquistas foram aumentando. Foi feita uma parceria com a Visable, uma agência em Berlim, Alemanha, com os mesmo conceitos: deficiência fisica e beleza não são palavras contraditórias. Uma das modelos, brasileiras, destaque na Visable é Haonê Thinar, 17 anos, que teve aos 9 anos de idade uma das pernas amputadas, devido um tumor (cancêr). Agora em 2009, duas modelos estam embarcando para Berlim, uma viagem há trabalho de 10 dias. Uma modelo é de Santa Catarina e a outra do Mato Grosso, as mesmas são amputadas: uma de uma perna e a outra bilateral.
Esta na moda falar de inclusão social, porém, aqui no Brasil, pouco se fala de beleza e sensualidade. Muitas barreiras, pouco acesso e quase nenhuma sensibilidade.
O que começou como auxilio de resgate da auto-estima, hoje é uma opção no mercado de trabalho. Quem tem boca vai a Roma, chegamos até Alemanha.
“Ser diferente tambem tem seu lado belo” finaliza Kica.
Obs.: Hoje, temos no casting 54 pessoas, homens e mulheres, de 4 a 58 anos.

2 comentários:

  1. A Kica faz um papel importantíssimo pela inclusão e pela mudança de uma imagem antiga e fantasiosa da deficiência. Sou fã do trabalho dela há tempos e temos uma parceria incrível. Abração...

    ResponderExcluir
  2. oiee Kica meu nome é Daiana,tenho 27 e gostaria muito de ser modelo,vocÊ pode me ajuda?

    BJOS AGUARDP ANCIOSA A RESPOSTA

    ResponderExcluir