sábado, 16 de maio de 2009

Guia ensina a multiplicar os direitos da pessoa com deficiência

Comente!
Conhecer os direitos da pessoa com deficiência e colaborar para disseminá-los é o objetivo do Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado hoje na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo


Não somente reproduzir conceitos, mas ampliar o potencial disseminador dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Este é o objetivo do Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado na manhã de hoje, 12 de maio, na Assembléia Legislativa de São Paulo, durante seminário organizado pela CORDE (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Instituto Paradigma e Instituto do Legislativo Paulista.
Composto de revista e CD, o Guia é fruto de encontros regulares do Instituto Paradigma com familiares de pessoas com deficiência e lideranças comunitárias da periferia de São Paulo e região do ABC paulista, durante o curso para Multiplicadores dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado em 2008.

Disponível para download no site do Instituto Paradigma (www.institutoparadigma.org.br) o Guia tem como meta principal organizar um processo de educação popular para levar ao maior número possível de pessoas as informações acerca dos direitos sociais das pessoas com deficiência. O conteúdo da revista aborda marcos legais das conquistas das pessoas com deficiência com textos de especialistas discorrendo desde a Declaração Geral dos Direitos Humanos e as Convenções da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos), o avanço da empregabilidade para pessoas com deficiência até a evolução da caracterização das deficiências. Todo o plano de aula, com sugestões dinâmicas e atividades para multiplicar o curso originalmente ministrado pelo Instituto Paradigma, estão no CD. “A opção por um curso para multiplicadores, na linha de educação popular, deve-se ao fato de acreditarmos na força da mobilização das pessoas e no ensino a partir dos conhecimentos e vivências que cada indivíduo traz da sua história e da sua participação na vida comunitária”, finaliza Luiza Russo.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário