quinta-feira, 18 de junho de 2009

Até que ponto você é inclusivo ? Você faria terapia com um profissional que tem deficiência?

Comente!
XXVIII Papo Inclusivo, que acontece no dia 4 de julho, discute autonomia e vida independente de pessoa com deficiência

O CEMUPI - Centro de Estudos Multidisciplinares Pró Inclusão convida para o XXVIII Papo Inclusivo discutindo autonomia e vida independente de pessoa com deficiência.

Os papos inclusivos de 2009 terão como tema geral "Ser...humano com deficiência". A cada encontro vamos conversar com uma pessoa com deficiência falando sobre suas atividades e experiências.

Ser terapeuta com deficiência
Naira Rodrigues é fonoaudióloga, especialista em atendimento familiar, além de professora universitária e pesquisadora. É membro da equipe técnica da 3 In.
Data: 4 de julho de 2009 - Sábado - 10h
Local: Faculdade de Belas Artes - R. Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana - São Paulo (em frente à ESPM)
Inscrições gratuitas: inclusao@gmail.com.
Serão emitidos certificados de participação. Vagas Limitadas
Realização: CEMUPI - Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão

Próximos encontros
1 de Agosto
12 de setembro
3 de outubro
7 de novembro

"Papo Inclusivo" é um encontro de pessoas com deficiência, pais, parentes, educadores, médicos e terapeutas ligados à questão da deficiência e à Inclusão, sobre temas como Saúde, Educação, Comportamento, Trabalho e Legislação. A cada mês um convidado fala sobre um tema específico e debate esse assunto com os presentes. Essa apresentação/debate dura cerca de 1h30, um sábado por mês, à tarde e tem um caráter bastante informal.

CEMUPI - Inclusão ampla, geral e irrestrita
O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços abertos às diferenças.
A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem.
A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade, uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à diversidade como valor.

Área temática e pesquisas
O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down.
O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as práticas educativas inclusivas.
O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema.
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a:
Þ Educação para todos Þ Formação de Professores para a educação inclusiva Þ Transversalidade e educação
Atividades · desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica; · estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e diferenças na educação; · intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área temática do CEMUPI; · integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios de cooperação técnico-científica com instituições de pesquisa e de ensino nacionais e internacionais; · organização de encontros, seminários, congressos científicos; · constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário