segunda-feira, 29 de junho de 2009

Djalma conta experiência da implantação

4 comments

Recém-chegado da China, advogado, vítima de tetraplegia após ser espancado por segurança de boate, fala da expectativa sobre tratamento

Quarenta dias após passar pela polêmica cirurgia de aplicação de células-tronco na China, o advogado Djalma Ermenegildo Júnior, de 24 anos, relata em Cuiabá os mistérios mantidos na clínica chinesa sobre o procedimento e a experiência internacional na tentativa de voltar a andar. Djalma ficou tetraplégico há dois anos, após ser espancado por três seguranças da boate Z100, na Capital. A clínica do médico Huang Hogyun é uma das pioneiras na implantação de células-tronco no mundo. Djalma chegou a Pequim no dia 9 de maio. “No aeroporto, o motorista da clínica estava me esperando. Fomos direto para lá. Apesar de ser um local em que se trabalha com algo tão revolucionário, que são as células-tronco, o lugar é muito simples. Foi até um choque, porque a gente paga caro e as coisas são arcaicas”, conta. Djalma relata que o local funciona como uma espécie de referência em reabilitação no outro país. “Fiquei na ala para estrangeiros, onde havia cerca de 10 leitos, mas só outras duas pessoas estavam internadas, uma do Brasil e outra da Ucrânia”, diz. A comunicação com a equipe médica é toda em inglês.
O advogado relata que ao chegar à clínica no sábado, passou por coleta de sangue para exame. “Na segunda-feira, os médicos vieram até a gente - viajei com minha prima enfermeira -, e explicaram sobre os riscos da cirurgia. Eles não garantem nenhuma melhora, mas não espero uma mágica e, sim, progressos que melhorem minha qualidade de vida. Na hora, fiquei com medo, pois era anestesia geral, mexem na medula. Fiquei com receio de perder todos os avanços que já consegui até aqui”, fala.
Djalma ficou tetraplégico e agora já consegue movimentar os braços e mãos, realizando atividades que não exigem muita coordenação motora, pois ainda não consegue fechar e abrir os dedos.
Na quarta-feira (13 de maio), a equipe formada por três médicos e mais o doutor Huang, que coordena a operação, realizou a cirurgia em Djalma, que permaneceu por cinco horas no centro cirúrgico. “Eles aplicam as células no local que foi lesionado. Aplicaram em mim células de embriões e também minhas próprias células, mas não vi de onde tiraram. Eles mantêm muito mistério sobre a cirurgia. São fechados, por mais que a gente pergunte. Minha prima, que é enfermeira, não pôde assistir. Talvez queiram manter a técnica em segredo”, analisa. Após sair da sala de cirurgia, Djalma foi levado para o quarto, onde ficou cinco dias sem poder levantar e nem mesmo mexer o pescoço, área onde sofreu o corte para realização da intervenção médica. “Só no quinto dia pude tomar banho. Faz um mês agora e a região ainda está um pouco dolorida. Senti muita dor, mas é mais muscular, por ter ficado tanto tempo parado na cama”. Depois da cirurgia, Djalma passou por três reaplicações de células-tronco na região medular. “Cada aplicação tinha cerca de dois milhões de células”. Agora, o advogado se prepara para retomar a rotina em Cuiabá, onde possui um escritório. A expectativa é que os progressos na retomada dos movimentos corporais apareçam daqui a quatro meses. “Estou ansioso, mas não quero ficar contado os dias”, desabafa. Djalma faz fisioterapia e começará um tratamento de ecoterapia, realizada com cavalos. ( Keity Roma )

Fonte: Diário de Cuiabá
Foto: Advogado ficou impressionado com simplicidade da unidade médica, um dos grandes centros mundiais de pesquisas no tratamento com células-tronco ( Arquivo Pessoal )

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

4 comentários:

  1. O Implante de CT ainda é um misterio a ser desvendado ne?! Faz 4 anos que meu marido teve a oportunidade de fazer em Campinas, mas por ser ainda uma tiro no escuro, o medico preferiu nao fazer.... exatamente por isso, da msm forma que não se sabe se melhora, tbm não se sabe se existe piora. Entao por prudencia optaram por nao fazer.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda acredito que vamos ter muitas alegrias nesse campo....bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que realmente é muito promissor, e vamos viver o momento que esse tratamento será pleno!!
    Mas, para quem conhece o mundo cientifico seja qual campo for, tudo que um cientista quer é publicar suas pesquisas, capitar recursos para aprimoras suas tecnicas e estudos. Não acredito que um cientista que tenha descoberto algo "além" do que os demais fizeram até agora, trate isso com tanto segredo! O comunidade cientifica faz exatamente o contrario.
    Isso me faz duvidar MUITO desse chines!
    Mas vamos ver no que dá!
    Adorei ler!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Su, realmente é meio estranho, mas eu sempre vou acreditar...vamos aguardar...beijos

    ResponderExcluir