quinta-feira, 25 de junho de 2009

Livro sobre a história da Pessoa com Deficiência no Brasil ganha segunda edição

Comente!
A segunda edição do livro CAMINHANDO EM SILÊNCIO - Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil, de Emílio Figueira, chega esta semana nas livrarias

Lançado no ano passado pela Giz Editorial, a nova edição foi revisada gramaticalmente, adequada às novas normas ortográficas, corrigindo erros da primeira que na verdade era um projeto experimental. *“Na verdade, o lançamento foi uma curiosidade minha e não pensei que daria tão certo.
Diante de observações de leitores e amigos, elaboramos essa nova edição”,* reforça o autor, destacando também a grande dificuldade de se publicar um livro com essa temática por uma editora de grande porte. Figueira é psicólogo, jornalista e historiador, com dezessete livros publicados. Como pesquisador há duas décadas na área, conta com mais de quarenta artigos científicos publicados no Brasil e exterior.

Pós-graduado em Educação Inclusiva e Docência em Ensino à Distância (EaD), atualmente faz Doutorado em Psicanálise Clínica e inicia-se como professor de algumas disciplinas em instituições de Ensino Superior.

Neste momento, quando o tema Inclusão Social e Escolar conquista espaços e se fortalece, “Caminhando em Silêncio” traça em suas 184 páginas o percurso das pessoas com deficiência na História do Brasil, dividido em quatro Unidades e treze Capítulos. Na primeira, o leitor encontrará a política de exclusão entre nossos indígenas, o assistencialismo dos Jesuítas, a violência gerando deficiência entre os escravos, medicina, hospitais e reabilitação e o estabelecimento da cultura “deficiência associada à doença”.
A Educação é tema da segunda, abordado o início das instituições e entidades assistenciais (1854-1956), legislações e políticas nacionais (de 1957 aos dias atuais) e Algumas entrelinhas da Educação Especial. Três capítulos falam de consciência e organização política, o Ano Internacional de Pessoa Deficiente no Brasil, movimentos políticos da pessoa com deficiência e as Representações Sociais geradas pelos Movimentos. Por fim, a quarta unidade foca o assunto "deficiências" em algumas lendas brasileiras, nas entrelinhas de nossa literatura e no contexto das expressões artísticas.
Fruto de pesquisa sistemática durante dez anos, seu contexto reforça a teoria que a maioria das questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil – por exemplo, mecanismos de exclusão, políticas de assistencialismo, sentimentos de piedade, caridade, inferioridade, oportunismo, dentre outras-, foram construídas culturalmente. Na organização dos capítulos há uma forma didática e multidisciplinar, visando colaborar com várias áreas como Psicologia, Pedagogia, Sociologia, História, Medicina, Artes e afins.

SERVIÇO: O livro que também tem uma versão em eBook para pessoas com deficiência visual, pode ser adquirido no site da editora www.gizeditorial.com.br ou na rede da Livraria Cultura.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário