quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aniversário da Lei de Cotas

Comente!
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentarão um balanço dos 18 anos da Lei de Cotas

Criada em 1991 e regulamentada por decreto em 1999, a Lei 8.213 é um marco divisor no esforço de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao tornar obrigatória, para empresas com mais de cem funcionários, a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência, antes marginalizadas nos processos de recrutamento e seleção, essa lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social e provocou empresas e organizações de terceiro setor a se especializarem na capacitação profissional e na colocação desse público.

A necessidade de cumprir a Lei de Cotas alavancou a implementação de uma rede de serviços e muitas pessoas com deficiência estão conquistando espaço no mercado de trabalho, mas muitos empregadores ainda estão desafiando a legislação. A baixa qualificação e o desconhecimento das exigências do mercado também são dois entraves importantes à colocação profissional dos deficientes.

No dia 24 de julho a Lei de Cotas completará 18 anos e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizarão o evento Lei de Cotas - Resgatando o passado, Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro, em comemoração ao aniversário da lei.

Na ocasião será feito um balanço das principais ameaças e oportunidades no processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho, com a apresentação de casos exitosos de empresas e instituições e da "Carta de São Paulo em Apoio à Lei de Cotas".

Evento: Lei de Cotas - Resgatando o passado, Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro
Data: 24/07
Horário: Das 8h00 às 12h00
Onde: No auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Portão 10 do Memorial da América Latina (Av. Áuro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda, São Paulo, próximo ao terminal e estação de metrô Barra Funda).

As inscrições devem feitas até o dia 15/07/2009, por meio do endereço eletrônico ecidadania@ecidadania.org.br, com o preenchimento da ficha abaixo.


FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME:
INSTITUIÇÃO/EMPRESA:
CIDADE:
E-MAIL:

Escreva uma frase curta que sintetize sua opinião sobre a Lei de Cotas e o processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, para cada um dos seguintes itens:

1) principal dificuldade ou ameaça para o cumprimento da Lei e para o processo de inclusão:

______________________________________________________________________

2) principal conquista ou avanço na aplicação da Lei e no processo de inclusão:

______________________________________________________________________

3) uma sugestão que considere a mais relevante, neste momento, para avançarmos no processo de inclusão:

______________________________________________________________________


Sua opinião é muito valiosa e contribuirá para o planejamento das atividades futuras realizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As respostas serão tabuladas e apresentadas durante o evento.

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário