sábado, 4 de julho de 2009

Mara Gabrilli fala de acessibilidade em condomínios

1 comment

A vereadora Mara Gabrilli, a convite de Marcio Rachkorsky, presidente da Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo (ASSOSÍNDICOS) e comentarista da rádio CBN sobre o tema, ministrou em 17 de junho, uma palestra sobre a importância da acessibilidade nos condomínios. A platéia com cerca de 120 pessoas, escutou atentamente a vereadora Mara Gabrilli. Embora também enquadrados na legislação que exige a adaptação de edificações, muitos imóveis ainda precisam passar por adequações para garantir o uso por pessoas com deficiência. “Como bem sabemos não basta que a lei exija as mudanças. É preciso ter consciência, vontade agir e começar a realizá-las dentro de nossas próprias casas, condomínios, estabelecimentos comerciais e calçadas, já que estes são de nossa responsabilidade”, explicou Mara.A legislação brasileira garante o acesso universal, por meio da Lei Federal de Acessibilidade (10.098/2.000), o Decreto Federal (5296/2.004) que a regulamenta, o Código de Obras do Município de São Paulo que incorporou as normas técnicas brasileiras de acessibilidade (NBR 9050) em 1992 e a Lei municipal 11.345/1993 que dispõe sobre a adequação das edificações à pessoa com deficiência. Muitos condomínios desconhecem a obrigatoriedade ou não sabem como implantar as adequações, porém, um cronograma de obras de acordo com as possibilidades orçamentárias é o primeiro passo para iniciar o processo de inclusão. “Pequenas mudanças irão garantir o bem-estar de todos os moradores e usuários do condomínio, afinal nunca é demais lembrar que seremos idosos um dia e precisaremos de facilidades para nosso ir e vir”, garante a vereadora.Marcio Rachkorsky, que é presidente da Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo (ASSOSÍNDICOS), advogado especialista em direito imobiliário e comentarista na Rádio CBN, debate o assunto e responde dúvidas dos ouvintes no boletim Condomínio Legal junto com os jornalistas Milton Yong e Lucia Hippolito, decidiu promover esse diálogo entre o legislativo e a sociedade civil para que o acesso pleno e a independência da pessoa com deficiência seja uma realidade na cidade de São Paulo. “O assunto ainda é um tabu para administradores e síndicos, sempre que sou procurado a primeira coisa que eu falo é para esquecer a preocupação legal e pensar primeiro na questão moral”, afirma Rachkorsky.
Fonte: Portal Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Eu Flavio Costa sou portador de deficiência física estou passando um sério problema para adquirir uma vaga de deficiente conforme manda a lei que seja perto de elevador e de fácil acesso. Gostaria de saber como poderiam me ajudar neste.
    meu email fccosta878@yahoo.com.br
    Aguardo contato urgente.

    ResponderExcluir