terça-feira, 14 de julho de 2009

Vaga de deficiente será cercada

2 comments
Medida visa a coibir uso indevido nos shoppings

Vinte e dois shoppings centers da capital começam neste mês a limitar o acesso dos motoristas a suas vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos, com correntes, cavaletes ou outros dispositivos. A limitação vai isolar metade das vagas exclusivas para deficientes. A outra metade vai permanecer aberta como ocorre hoje, mas os estabelecimentos terão de fiscalizar com rigor o uso indevido. Se eles forem denunciados por irregularidades, terão de pagar multa ao Ministério Público Estadual que pode chegar a 500 cestas básicas.

As novas regras e a multa fazem parte de um acordo que será assinado nesta semana entre os estabelecimentos, o Ministério Público Estadual (MP) e a Prefeitura. Os termos de ajustamento de conduta (TACs) já estão prontos e serão enviados aos shoppings pelo Grupo de Atuação e Proteção à Pessoa com Deficiência do MP. Depois de uma série de reuniões, em um primeiro lote de acordos, 37 shoppings foram convidados a assinar os acordos.

Destes, 22 aderiram às novas regras. Os outros 15 estabelecimentos que se negaram a assinar serão acionados judicialmente, segundo o promotor Julio César Botelho. Mais shoppings serão procurados para aderir a partir do próximo mês. "Depois, deveremos convidar os supermercados", afirma o promotor. Pelo Decreto Federal 5.296/04, pelo menos 2% das vagas em estacionamentos devem ser reservadas a portadores de deficiência. As medidas também compreendem a realização de campanhas educacionais, por parte dos shoppings, para evitar o mau uso das vagas que ficarão abertas.

No caso de necessidade de utilização das vagas fechadas, segundo o promotor, o estabelecimento terá até 15 minutos para disponibilizar um funcionário para abrir o espaço ao deficiente, que também poderá optar por deixar o carro com manobrista, pagando a tarifa de uma vaga normal. Botelho explica que os acordos foram idealizados a partir do início do ano depois que o grupo recebeu uma série de denúncias de desrespeito.
( ESPERO QUE ISSO REALMENTE ACONTEÇA.....)

Fonte: O Estado de São Paulo


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

2 comentários:

  1. Aqui em niterói(RJ) onde moro, ja faz uns 4 meses que vejo os estacionamento cercando as vagas para deficiente. Entretanto nunca vi pessoas próximas que pudessem liberar a vaga ou instruções de como encontrar essas pessoas.

    Já esse negócio de deixar o carro com um manobrista (pagando) enquanto chama o funcionário para liberar a vaga, só espero que o manobrista não seja funcionário do shopping.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Victor, pensei em tudo isso quando fiz essa postagem, mas quero acreditar que vai funcionar, porém se não funcionar, estamos aí para cobrar, certo?
    Um beijão,
    Cybelle

    ResponderExcluir