segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dispositivos hi-tech que facilitam a vida de deficientes

1 comment
RIO - Foi realizado semana passada o 2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio. Além das palestras sobre o tema, houve uma feira onde foram apresentados vários produtos e serviços nesse setor. A gente foi lá uma espiadinha e descobriu muita coisa boa. O site oficial do evento é http://congressoassistivario2009.org.br

RECONHECIMENTO DE OBJETOS: Pequenas etiquetas (tags RFID) são aderidas em vários objetos (copo de mate, blusa etc.). Um circuito eletrônico dotado de microfone permite gravar o nome de cada objeto. Depois, passando o sensor próximo à tag, o circuito verbaliza o nome, anteriormente gravado, do objeto em que a etiqueta está grudada.

SCANNER FALANTE: Ponha-se um documento bem impresso nesse scanner, fabricado pela alemã Baum, e ele lerá o texto em voz alta (com um tiquinho só de sotaque). De quebra, o aparelho, chamado Poet Compact, ainda aciona agulhas em um dispositivo acoplado, sobre o qual se passam os dedos, permitindo ler o texto em Braille. (vm2y1.tk).

MYREADER2-600: Fabricado pela canadense HumanWare e comercializado pela brasileira Tecnologia-Assistiva (fik2e.tk), este aparelho escaneia rapidamente um original e permite lê-lo em tamanho maior numa tela LCD, com várias opções de contraste de cores, o que atende a diversas limitações de visão.

A BIGA: Triciclo motorizado, fabricado em MS, que permite ao cadeirante "entrar" nele comodamente com sua cadeira de rodas, subindo suave plano inclinado e prendendo-a mecanicamente à estrutura. Equipada com um motor de Honda Bis e homologada pelo InMetro, a Biga custa R$ 15 mil, preço alto assim devido aos impostos. Na foto, o cadeirante Robson Goulart demonstra o bólido. Contato com o fabricante: oraci.ms@gmail.com

MOUSE OCULAR: A amazonense Maria do Socorro, impossibilitada de manipular o mouse, tem cinco eletrodos colados ao rosto. São sensores que medem impulsos elétricos dos músculos da face associados aos movimentos dos olhos. Com isso, ela controla o cursor na tela do laptop. Para estacionar o cursor, basta uma primeira piscadela. E, para clicar, uma segunda. (hxoq5.tk).

MESA DE RELEVOS TÁTEIS: Desenhos com contornos em alto relevo são posicionados numa mesa com sensores. O desenho na mesa corresponde ao desenho na tela. Toques na mesa são mapeados e acionam mensagens contextualizadas em áudio. Um duplo toque no mesmo ponto recita textos maiores. (u55xn.tk).

Fonte: O Globo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. quero uma ajuda.
    Preciso de algo relacionado a eletrônica que ajude pessoas deficientes, pois preciso criar e tô sem idéia. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir