quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EMTU agiliza atendimento às pessoas com deficiência

Comente!
Nova ferramenta permitirá que as unidades de saúde façam o cadastro do cartão BOM

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU está recebendo nesta semana, entre os dias 17 e 19, representantes de cerca de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo. A intenção é divulgar uma ferramenta que possibilita às unidades de saúde o cadastramento direto de pessoas com deficiência por meio do portal da empresa na Internet.
Essa área restrita já pode ser utilizada pelas UBS´s, agilizando o atendimento às pessoas com deficiência que desejam obter beneficio do Cartão BOM Especial. O cartão garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas.

Procedimento atual

Atualmente para obter o benefício da isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas, a pessoa com deficiência deve procurar a Unidade Básica de Saúde cadastrada pela EMTU em seu município.
Na unidade, o passageiro especial passa por uma triagem e obtém o laudo médico que deve ser apresentado na data agendada no Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial (CISPE Sul ou Leste) gerenciado pela EMTU. Se a documentação entregue e o laudo estiverem corretos, o Cartão BOM Especial é emitido no mesmo dia.

Vantagens do novo sistema

Por meio do portal, os atendentes das unidades de saúde terão acesso ao banco de dados dos cadastrado. Além disso, para fazer a renovação do benefício, por exemplo, eles não precisarão mais preencher a ficha à mão, aproveitando os dados do sistema.
O laudo médico será gerado eletronicamente, impresso e entregue ao interessado. Assim, a análise dos técnicos da EMTU será mais rápida e evitará a ida desnecessária do interessado ao CISPE Sul ou Leste, como ocorre atualmente quando o documento está com o número incorreto ou inexistente do CID (Código Internacional de Doença). Em 2008, 1.220 pessoas tiveram seus laudos recusados pela EMTU/SP.
Além disso, as unidades de saúde terão acesso às estatísticas de utilização do benefício pelas pessoas com deficiência, o que pode subsidiar as políticas públicas dos municípios voltadas para a área social.

Fim do papel

Com essa ferramenta, as unidades de saúde deverão providenciar os equipamentos necessários para informatizar o atendimento das pessoas com deficiência em seus municípios. A EMTU pretende acabar, a médio prazo, com os laudos emitidos em papel e trabalhará junto com as Secretarias Municipais de Saúde para garantir o atendimento adequado aos passageiros especiais.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário