quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Secretária Linamara abre Congresso de Medicina de Reabilitação

Comente!
Evento reúne, em São Paulo, representantes de países norte e latino-americanos para discutir “Funcionalidade e qualidade de vida da pessoa com deficiência física” em conferências, cursos, simpósios e apresentações

No dia 19 de agosto, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, abriu o 4º Congresso Internacional de Medicina de Reabilitação da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que tem como tema a "Funcionalidade e Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência Física". Além da Secretária, que representou o governador José Serra, participaram da mesa de abertura do evento o Presidente do Congresso, Luis Garcia Alonso, o Diretor Clínico da AACD, Mauro César de Morais Filho, entre outros representantes da classe médica e de deficiência.

Dra. Linamara disse que "é uma satisfação imensa ver o quanto as instituições de reabilitação estão fortalecidas e ver o quanto foi percorrido em direção a uma ação de conhecimento e de segurança". A Secretária completou que "saímos de um amadorismo, de um empirismo próprio das áreas emergentes para ações concretas, trabalhando com protocolos, reconhecendo as questões que afligem a pessoa com deficiência".

Classificação Internacional de Funcionalidade

Antes da abertura oficial do evento, Dra. Linamara, que é médica fisiatra, apresentou uma palestra sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e a importância de ser adotada como padrão para avaliar pessoas com e sem deficiência. "A Classificação Internacional de Funcionalidade não é exclusiva para pessoas com deficiência e não é uma classificação que foi desenvolvida para registrar apenas os agravos relacionados à deficiência. É uma classificação que visa registrar o impacto da morbidade, já que a CID (Classificação Internacional de Doenças - atualmente em uso para classificar deficiências) registra apenas a mortalidade e a doença aguda que a pessoa vive naquele momento, sem registro de sequelas", destacou a Secretária.

A Secretária afirmou, ainda, que os profissionais da reabilitação, que têm o compromisso de transformar a classificação em um instrumento efetivamente utilizado, querem olhar para a dinâmica das populações e entender o significado da incapacidade, da limitação e da restrição às atividades e à participação social".

4º Congresso Internacional de Medicina de Reabilitação

Acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, o 4º Congresso Internacional de Medicina de Reabilitação da AACD, que tem como tema a "Funcionalidade e Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência da Pessoa com Deficiência Física". Paralelamente ao Congresso, acontecem o 9º Congresso Internacional de Reabilitação da ORITEL e o 1º Simpósio Internacional de Ortopedia Pediátrica da AACD. Nos três dias, são realizados 5 cursos pré-congresso, 10 conferências magnas, 2 simpósios, visitações aos pôsteres, 31 atividades plenárias (entre mini-cursos e mesas-redondas) e 4 apresentações de temas-livres.

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário