segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gincana de Obstáculos

Comente!

Quem teve oportunidade de ler o caderno Ilustrada da Folha de São Paulo de sábado ( 08/08 ), foi premiado com um texto do Jairo Marques ( assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br ) sobre a dificuldade dos deficientes de sair às ruas para fazer compras.
Como sempre, um texto maravilhoso, que aborda de forma encantadora um assunto tão importante.



Para quem não leu, aqui esta o texto:


Gente com deficiência estuda, rala, ganha. Mas, na hora de consumir, é duro: faltam lojas e marcas preparadas. Um grupo social ligeiramente mais silencioso que outras minorias está aparecendo com força no mundo do consumo: o da pessoa com deficiência. Gente que usa cadeira de rodas, que precisa de um cão-guia para se orientar ou de uma muleta para se deslocar está cada vez mais atuante no mercado de trabalho e também tem poder de compra.
Mais lojistas e administradores de shoppings mal percebem a necessidade de promover condições para que os "diferentes" possam exercitar o direito de comprar com liberdade. A questão nem é mais de inclusão. Trata-se de enxergar um público -que muitos imaginam preso em casa- como consumidor e cidadão pleno.

Uma loja sem espaços adaptados e sem pessoas abertas para receber um cego é, basicamente, cafona. Subestimar a condição financeira de outra pessoa pelo aspecto físico também é muito cafona. Que medidas podem ser tomadas para abrigar esse público ávido por comprar? Trabalhar a forma com que os vendedores tratam a pessoa com deficiência pode ser um começo. Em poucos casos esse consumidor não se comunica sozinho. Então, por favor, não evite o contato: é o cadeirante, o surdo, o cego que deve ser atendido, e não o seu eventual acompanhante.

Provadores de roupas devem ser largos para abrigar cadeiras de rodas, até as mais largas. Planejar a distribuição das mercadorias e pensar que um cachorro treinado poderá circular entre casacos de luxo é ter uma mentalidade condizente com um mundo moderno e que entende a diversidade.

Em São Paulo, alguns shoppings resolveram de forma inteligente o problema de pessoas desorientadas que estacionam nas vagas dos deficientes: esse público usa o espaço VIP pagando tarifa comum. Elevadores são para todos, mas são necessidade imediata para quem não pode usar as escadas rolantes. Às vezes é preciso lembrar o público disso. Mesas mais baixas na praça de alimentação, banheiros acessíveis e facilidade de acesso compõem um ambiente que pode ser visto como receptivo.

Além dessas questões, outro avanço ainda é incipiente no mundo das compras: o dos produtos específicos para gente com deficiência. São muito tímidas ainda as iniciativas para a criação de roupas, sapatos e utensílios que vão ao encontro da necessidade de quem passa a maior parte do tempo sentado ou que precisa de sinais luminosos em vez de sonoros para saber se o micro-ondas já descongelou a comida.

No Brasil, são 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade motora. Não é parcela pequena da população. O deficiente está nas ruas, tem dinheiro e quer comprar. Basta que se sinta como qualquer outro consumidor.


Folha de S. Paulo - Jairo Marques


Fonte: Portal Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário