domingo, 9 de agosto de 2009

A importancia do W3C e Acessibilidade de sites

Comente!
O que é o W3C? Qual a vantagem de meu site, blogue ou qualquer outro conteúdo Web ser recomendado por esta organização? A principio para entender melhor o papel do padrão W3C, vamos voltar aos primórdios da Web, e explicar o seu próprio conceito.

Inicialmente a Internet foi utilizada com propósitos militares. Ainda assim a sua característica era e sempre será a comunicação entre pessoas, seja qual for o propósito: militar (assim como era antigamente), empresarial, educacional, laser, e infinitos meios (assim como segue-se no dia de hoje).
Então como não se criar um padrão onde seja acessível a todos da mesma forma? No qual, por exemplo, pessoas com deficiências físicas e/ou mentais possam utilizar sem muitas dificuldades esse meio de integração social. Para isso foi criado o W3c (World Wide Web Consortium – Consórcio WWW) .
O padrão de desenvolvimento Web dentro do W3C visa a boa prática na hora da montagem da sua página Web, permitindo que, por exemplo, pessoas com um Browser web antigo, possam navegar sem muitos problemas.
O site da própria instituição, fornece ferramentas para acessibilizar (termo usado para páginas dentro do padrão supracitado) o seu código. Como validador HTML, CSS e de links quebrados (links existentes dentro da sua página que te encaminham para páginas inexistentes ou com erro). O governo também oferece uma ferramenta de validação muito útil, chamada Ases.

A acessibilidade a qualquer site, garante uma maior integração social/digital. Onde pessoas que apresentam as mais diversas dificuldades podem interagir dentro da grande rede que só vem crescendo e atuando dentro da globalização. Garantir e apoiar sites normalizados, é permitir que pessoas com menos condições também possam participar ativamente do mundo onde vivem, é humanização sem exclusão.

Fonte: Linha Digital

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário