quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Manifesto Mundial pela Inclusão – Ser Diferente É Normal

Comente!
Caríssimos colegas de luta pelos direitos das pessoas com deficiência,

O Instituto MetaSocial, ONG do Rio, que há 15 anos trabalha pela promoção da inserção da pessoa com deficiência na sociedade, está coordenando a campanha “Ser Diferente é Normal – Manifesto Mundial pela Inclusão e contra o Preconceito” e de promoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a ser lançado proximamente. A campanha consiste basicamente em um site-manifesto, em que cada pessoa assina com o próprio rosto. Ao tirar uma foto dentro do site, ela é manipulada para que o manifestante mude seus olhos aparentando que tenha síndrome de Down. Com isso, convidamos o cidadão comum a “vestir a imagem” de um dos segmentos mais excluídos, as pessoas com deficiência intelectual, assumindo que “ Ser Diferente é Normal”. O site do Manifesto já está em português e inglês e está sendo traduzido para o espanhol, para podermos espalhar a idéia o mais abrangentemente possível.
O MetaSocial sempre trabalhou por meio de parcerias, com agências de publicidade, mídia e empresas, entre outros, para promover a conscientização em massa. Dessa maneira conseguimos emplacar várias vitórias como campanhas publicitárias de sucesso, a novela Páginas da Vida, bonecos com síndrome de Down, tema de Escola de Samba carioca, personagem e revista do Mauricio de Sousa, entre muitas outras ações com grandes resultados de mídia que podem ser conferidas no site www.metasocial.org.br
O Manifesto que vamos lançar é ambientado em Flash, um programa idealizado para trabalhar imagem. O site em Flash não é acessível a pessoas com deficiência visual. Quando lançamos a primeira versão do Manifesto no dia Internacional da síndrome de Down, tivemos um resultado fenomenal (600 mil acessos em uma semana) o que nos levou a ambicionar o lançamento da campanha mundial. Desde março temos tido reuniões com técnicos e publicitários responsáveis pelo projeto na tentativa de encontrar um meio de tornar o Manifesto acessível a todos. Infelizmente, não conseguimos uma alternativa satisfatória.
Como todos os envolvidos no movimento pelos direitos das pessoas com deficiência, sabemos que a acessibilidade deve ser condição primordial para qualquer ação em que estivermos envolvidos. A situação em que estamos é a seguinte: se lançamos o Manifesto da forma como está, certamente desagradaremos aos colegas com deficiência visual e suas entidades. Se não o lançamos, perdemos a oportunidade de usar uma ferramenta que já comprovou sua eficácia e poder de mobilização a nível internacional, e que beneficiará a todos os que se sentem excluídos, não apenas pessoas com deficiência. Lembro que nunca houve no mundo uma campanha contra o preconceito deste escopo.
Decidimos seguir adiante e gostaríamos de convidar todas as organizações e indivíduos para serem parceiros neste Manifesto Ser Diferente é Normal, ajudando a promovê-lo o mais amplamente possível. Precisamos da indicação de pessoas com deficiência dispostas a falar com a imprensa em cada cidade brasileira para explicar a intenção da campanha. Queremos aproveitar a oportunidade para divulgar e defender o desenvolvimento inclusivo: a inclusão na escola regular e no mundo do trabalho, o livro acessível, a audiodescrição, o desenho universal e a acessibilidade de modo geral, inclusive na internet, além de promover e popularizar nossa Carta Magna, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que, como vocês sabem, pouquíssimos sabem que existe.
O Instituto MetaSocial é uma entidade apolítica, que não recebe doações nem faz atendimentos. Nosso trabalho é todo voltado para a transformação da sociedade através da informação. Tudo o que estamos preparando é através de parcerias com quem conhece a seriedade e independência de nosso trabalho e reconhece a importância de nossa missão.
Contamos com o apoio e a ajuda de todos vocês. Teremos no site uma lista de entidades parceiras e colaboradoras.
O pré-lançamento do Manifesto Ser Diferente é Normal ocorrerá em Nova York, em 6/9, durante as comemorações do Brazilian Day, festa da comunidade brasileira nos Estados Unidos. O lançamento mundial está previsto para 3 de dezembro, dia internacional da pessoa com deficiência (mais informações no texto em anexo).

Forte abraço e esperamos contar com a colaboração de todos para levar esta campanha o mais longe possível.

Patricia Almeida
Coordenadora Estratégica do Instituto MetaSocial
www.serdiferenteenormal.com.br

Fonte: Agência Inclusive

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário