sábado, 22 de agosto de 2009

Rio debate uso de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência

Comente!
Rio - Acessibilidade, liberdade de ir e vir, qualidade de vida, independência e inclusão social. Buscando tornar esses conceitos cada vez mais parte da realidade das pessoas com deficiência, o Instituto Muito Especial, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, promove o 2° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica. No primeiro dia de evento, Dudu Nobre e Gabrielzinho do Irajá, o menino cego que ficou famoso pelo talento para o samba, farão show aberto ao público, às 20h.

Com inscrições gratuitas, o congresso tem o objetivo de promover, difundir e debater pesquisas de novas tecnologias assistivas - recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais - e o conceito de inclusão social de pessoas com deficiência. As palestras abordarão temas como "Softwares Assistivos", "A Tecnologia na Reabilitação Psicomotora" e "Acessibilidade Urbana".
Na mesa "Experiências Profissionais de Sucesso", Marcela Cesário, coordenadora do Programa Gente Capaz, de inclusão de pessoas com deficiência da Embratel, falará sobre a experiência da empresa. A profissional, que tem deficiência visual, entrou na companhia em 2006 por meio do programa de estágios e, depois de elaborar por iniciativa própria um estudo sobre acessibilidade no ambiente de trabalho, foi transferida para a área de recursos humanos e se tornou coordenadora.
Já Doris Mello vai falar sobre o programa de inclusão de pessoas com deficiência da Rede D'Or, que emprega hoje mais de 150 pessoas de 18 a 55 anos, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, profissionais de informática e auxiliares administrativos e de higiene.
Paralelamente ao Congresso, que teve sua primeira edição em dezembro de 2008, o Instituto Muito Especial promove a 1ª Feira de Tecnologia Assistiva do Rio de Janeiro, onde cerca de 30 expositores vão mostrar o que há de mais inovador no mercado de produtos adaptados à realidade das pessoas com deficiência.
A Tecassistiva, por exemplo, que oferece produtos para pessoas com baixa visão e/ou cegueira, levará para o evento o leitor autônomo e a bengala eletrônica, entre outras novidades. O primeiro é um scanner importado da Alemanha, que transforma o documento escrito em um arquivo de áudio. O aparelho lê em voz alta (sintetizada) aquilo que escaneia. A inovação do produto está no fato de não precisar de conexão com um computador e de ter o seu próprio disco rígido com espaço disponível para mais de dez milhões de páginas. Já a bengala eletrônica se baseia na tecnologia de ultrassom para detectar todos os objetos à frente e informar a distância do obstáculo por meio de um sensor vibratório. O recurso é o mesmo usado por golfinhos para encontrar alimento e pelos morcegos para se guiar no escuro.
Durante a feira também estará exposto um projeto criado no Mato Grosso do Sul, que pretende inovar o mercado dos automotivos adaptados e facilitar a locomoção das pessoas com deficiência física já nos próximos meses. A Biga, um triciclo projetado que ganhou o nome em referência às antigas carruagens romanas, é uma invenção do professor industrial Oraci Silva da Costa, 55 anos.
O evento contará ainda com um painel de trabalhos científicos apresentados por universitários e pesquisadores. Para ambos os eventos são esperados um público de 2500 pessoas, sendo apenas 500 vagas para o Congresso que espera um público de acadêmicos, empresários, políticos, pesquisadores e demais interessados no assunto da pessoa com deficiência.

Serviço:

Evento: 2° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro

Data: 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2009

Local: Centro de Convenções SulAmérica

Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova

Rio de Janeiro - RJ

Inscrições e informações congresso:

www.congressoassistivario2009.org.br

Tel.:(21) 2286-3306

Fonte: O Globo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário