sábado, 22 de agosto de 2009

Secretária Linamara abre Semana de Prevenção das Deficiências

Comente!
Evento realizado em parceria entre prefeitura de Jundiaí e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade pretende mostrar que é possível ter qualidade de vida, independentemente de deficiências

No dia 21 de agosto, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, participou da abertura da XIII Semana de Prevenção de Deficiência de Jundiaí. O evento acontece até dia 30 de agosto e tem o objetivo de mostrar às pessoas que é possível ter qualidade de vida, mesmo com as limitações que elas possam apresentar.
Na abertura do evento estiveram presentes, além da Secretária Linamara, o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, o vereador Júlio César de Oliveira e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jundiaí, Aparecida Lurdes Oliveira, entre outras autoridades.
A XIII Semana também deve enfatizar a importância de certos cuidados e da realização de certos exames - como pré-nupcial, o pré-natal e, ainda, os exames após o nascimento, como o teste de APGAR, do Pezinho, Reflexo Vermelho, Deficiência Auditiva - para se evitar, detectar ou mesmo diminuir as seqüelas da deficiência. A prevenção dos acidentes de trânsito também merecerá destaque no evento.
A Secretária destacou o papel dos Conselhos das Pessoas com Deficiência e como é importante "ver um Conselho articulado, capaz de mobilizar a sociedade e de fazer a diferença nas políticas que o município desenvolve, como o de Jundiaí, o que mostra ser possível construir uma parceria entre a sociedade e o poder público na busca de soluções que atendam aos interesses de toda a população. E ao atender os interesses das pessoas com deficiência, toda a população pode ser atendida e utilizar melhor o equipamento da cidade".
Ainda segundo Linamara, "a importância de uma semana em que se discute a valorização da pessoa com deficiência, pois falamos de pessoas que podem e devem contribuir com a produção das riquezas de nosso país, pessoas que precisam ser alcançadas pelas políticas e ter garantidos seus direitos de acesso à sociedade". É importante que "a valorização da pessoa com deficiência [discutida] se transforme em atitudes práticas, levando onde for público a garantia que a aquisição de equipamentos imobiliários que sejam certificados pelas normas de acessibilidade", completou a Secretária.
A participação da Secretária Linamara na abertura do evento reforça o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência às iniciativas municipais para representação local em defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência. Segundo a Secretária, é objetivo do Governo de São Paulo tornar o estado em referência mundial no respeito aos direitos da pessoa com deficiência até o ano de 2015.

Fonte: Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário