segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tenda dos Sentidos

Comente!
Tenda dos Sentidos promove sensações e experiências

Promover experiências sensoriais com o público é o que propõe o Projeto Tenda dos Sentidos, uma experiência de vivência corporal baseada numa experimentação de privação de sentidos e de mobilidade. Elaborada por uma equipe técnica, com apoio de profissionais especializados nas diversas deficiências e necessidades especiais, a tenda consiste num percurso onde são explorados vários tipos de interações e sensações através de cheiros, formatos, texturas e sons.
Em eventos onde a tenda costuma ser montada, o público é recepcionado por monitores que o convida a experimentar uma brincadeira no interior da mesma. As pessoas são vendadas e passam por experiências com o tato, audição e olfato. O percurso dura alguns minutos de total emoção e expectativa. "Esta vivência sensorial sempre gera e aguça a curiosidade das pessoas além de resultar num divertimento para todas as idades. Através desta atividade, alcançamos nosso objetivo que é "sentir na pele" a questão da deficiência", diz a criadora do projeto, Selene Marinho.
A Tenda dos Sentidos já foi montada em diversos eventos voltados para a temática da inclusão social da pessoa com deficiência. Durante a 4ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação, realizada entre os dias 10 e 14 de agosto pelo SENAC São Paulo, o projeto fez parte da programação.
Na entrevista a seguir, Silene Marinho conta como surgiu a Tenda dos Sentidos e um pouco mais sobre a sua experiência com o projeto.

Como e quando foi criado o Projeto Tenda dos Sentidos?

Criei esta vivência sensorial há quatro anos. Existem outros trabalhos que têm a mesma base. Por exemplo: existia em Campinas, no interior de São Paulo, um local chamado Diálogo no Escuro e consistia num percurso de mais de 1 hora, onde as pessoas passavam por diversas situações do cotidiano. O público atravessava avenidas, fazia compras e várias outras tarefas do dia-a-dia. Parece que esse trabalho nasceu de um filósofo alemão e existiam unidades no mundo inteiro. Não sei por que a do Brasil fechou. Perceba que a finalidade era a mesma, mas com o formato diferente. Nesse caso, é necessário um alto valor de investimento, um grande local apropriado, com cobrança de ingresso. Já com o meu trabalho, resolvi fazer de um modo que esse projeto fosse itinerante, ou seja, posso levá-lo para todo lugar, apresentá-lo até mesmo em praça pública. Tenho realizado esse trabalho em eventos abertos gratuitamente ao público e sempre com o patrocínio de alguma instituição, como foi o do SENAC, em São Paulo.

O formato do projeto é sempre o mesmo?

Realizamos em diversos formatos para diversos públicos e locais. O batismo do trabalho pode ser vários: Tenda dos Sentidos, Jardim dos Sentidos e mesmo Dança dos Sentidos - uma experiência realizada em Terminais Rodoviários em São Paulo. Também realizamos o "Jantar às Escuras", uma experiência onde as pessoas ficam vendadas durante um jantar inteiro. Em todos os formatos, a intenção é proporcionar às pessoas experiências com "Os Sentidos".

Qual o principal objetivo?

É fazer as pessoas "sentir na pele" a questão da deficiência. Ao entrar na tenda, elas são vendadas e com a orientação de monitores sentem diversas sensações e trabalham com o tato, com o olfato e com a audição. Durante alguns minutos, cada pessoa verá o mundo como um deficiente visual. Além disso, criamos alguns tipos de simulação, como: perda da audição e problemas com a visão (glaucoma, catarata e outras). Outros objetivos são avaliar nossos próprios sentidos com a perda da referência da visão, o respeito e compreensão para com o outro e as informações complementares sobre a deficiência. Podemos dizer que realizamos um trabalho bastante estruturado, com profissionais especializados, objetivos humanos, didáticos e pedagógicos inseridos, mas de uma forma bastante divertida e prazerosa. O público se diverte muito no circuito.

Que tipos de materiais são utilizados na Tenda dos Sentidos?

Utilizamos diversos materiais como essências, vegetais, sementes, objetos com diversos tipos de texturas e formatos, inclusive com réplicas de dinossauros que nos foi cedido pelo Museu de Zoologia da USP. Temos também animais taxidermizados, como um tubarão, uma cobra, um pretel, duas tartarugas (inclusive uma é deficiente), e muitos outros que se constituem na grande atração do trabalho. Durante o caminho o público escuta sons da floresta, do mar e da cidade grande. Temos uma cadeira de rodas de nosso parceiro "Vanzetti", além de várias bengalas onde o público pode testemunhar as dificuldades que um deficiente passa no seu dia-a-dia.

E quanto a equipe que atua no projeto?

O formato do projeto pode ser variado e adaptado às condições locais de realização. Com nossos consultores, avaliamos o foco e público alvo para o planejamento do trabalho. Os monitores normalmente são biólogos, estudantes de educação física, assistentes sociais ou profissionais com experiência no evento. É muito importante lembrar que para montarmos a tenda em um evento precisamos sempre de uma consultoria que nos orientará sobre todo o planejamento e a organização. A consultoria é formada por profissionais ligados a questão da deficiência, até o taxidermista que nos orientará com informações técnicas sobre os animais.

Onde ele já foi apresentado?

"Dança dos Sentidos", por exemplo, já foi apresentado para mais de 5 mil pessoas em terminais rodoviários de São Paulo como o Sacomã, Lapa, Pirituba, Penha, Tiradentes, Jardim Ângela, Grajaú e Tietê. O nosso "Jantar às Escuras" já foi feito para uma média de 550 pessoas, tanto para empresas como para público comum.

Como foi a apresentação da Tenda dos Sentidos na 4ª Semana de Inclusão Educacional do SENAC ?

Foi uma das atividades mais carinhosas e preciosas que já produzi. O SENAC abraçou a idéia e nos deu todo o suporte necessário para uma boa realização. São pessoas interessadas e que desenvolvem a Semana de Inclusão Educacional com uma determinação e amor, poucas vezes vista. Uma coisa muito importante de lembrar é que o discurso do SENAC não é só de fachada ou da boca pra fora. Eles atuam mesmo em todos os sentidos. Desde a acessibilidade das dependências, como a questão da inclusão de alunos, funcionários, além do suporte técnico para que isso aconteça. A "Tenda dos Sentidos" foi vista tanto por pessoas que foram para assistir as diversas palestras que aconteceram durante a programação da Semana, como por aquelas que tinham ido ao evento para visitar a exposição "Percepções do Visível" que são fotografias feitas por deficientes visuais do projeto Alfabetização Visual, coordenado pelo fotógrafo e professor João Kulcsár, como por alunos de cursos desenvolvidos pelo SENAC. Foi fantástico!

Como as pessoas podem interagir com o projeto?

Nosso trabalho só depende da interação com o público. De todas as formas. Participando da vivência, trocando idéias, dando sugestões e normalmente o público deixa seus contatos para que possamos continuar nos relacionando sobre o trabalho. É muito comum trocarmos experiência com nosso público. Um dos nossos alvos são as crianças porque nesse caso, invariavelmente aprendemos muito com elas.

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário