terça-feira, 22 de setembro de 2009

3ª Fashion Downtown trabalha com inclusão social

1 comment

A secretaria Municipal de Saúde deve distribuir 10 mil preservativos nesta semana e também orientar o público sobre os locais de testes rápidos de HIV, principalmente o CTA Henfil que fica na mesma região dos desfiles. “Nosso foco é divulgar os serviços, muitos nem sabem que a prefeitura distribui preservativos”, disse Breno de Souza Aguiar do setor de prevenção do Programa Municipal. Esta é a segunda vez que eles participam da atividade.

As ações de prevenção contam ainda com a colaboração, todos os dias do desfile, de “graffitis” (como os artistas preferem chamar a arte) de Bonga e Fred. Ambos fazem painéis para o público durante as manhãs no estande do Programa, com orifícios no lugar dos rostos e os expectadores são convidados a tirar fotografias.

Os cadeirantes foram destaque nos desfiles de segunda-feira.

Além da Prefeitura, há ainda a presença das ONGs Ecos – Comunicação em Sexualidade – e o Instituto Cultural Barong. “Muita gente pergunta sobre a camisinha feminina, que ainda é considerada um mito”, comentou Denis Scotti, do Barong. A instituição faz orientações para o público em geral sobre os principais métodos contraceptivos.

“Vim aqui de passagem e quis conhecer mais onde tem teste rápido. Fiz uma vez no ano passado”, disse a moradora da zona leste da capital paulista, Márcia*. Já o cabelereiro André Batista Cruz, 33, parou para olhar principalmente o estande do Barong. “Vim procurar mais novidades”, afirmou ele.

“O Fashion Downtown é uma forma de revitalizar o centro e ainda ajuda a empregar pelo menos 400 profissionais durantes os desfiles”, disse o organizador e idealizador Antonio Carlos Silveira. O evento que acontece duas vezes ao ano faz o comércio na região aumentar em 15%, segundo ele.

A terceira edição da Semana de Moda no Centro Paulistano espera mais de três mil pessoas diariamente para participar de manifestações artísticas, sociais e culturais.

Serviço: 3ª Fashion Downtown
Data: 21 a 25 de setembro
Horário: das 10h às 17h
Local: Praça Patriarca (centro de São Paulo, próximo ao Viaduto do Chá)

Fonte: http://www.agenciaaids.com.br
Foto: Modelo Denise Ferreira


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. 4ª edição do Fashion Downtown - Espaço para a moda e conscientização pela acessibilidade

    O Fashion Downtown convidou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para participar do evento com o objetivo de alertar os comerciantes da região central da cidade sobre o baixo custo das adequações necessárias para tornar as lojas acessíveis.

    No Brasil há cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência. No Estado de São Paulo, estão 17% do total do país, sendo que 1,2 milhões estão só capital. Mas para que eles tenham acesso as lojas do comércio de rua é necessário conscientizar os donos do estabelecimento da importância de adequarem seus estabelecimentos para receberem com dignidade esse grande e importante consumidor emergente.

    Do dia 5 a 9 de abril acontece a 4ª edição do Fashion Downtown na Praça do Patriarca com desfiles das tendências que estarão nas vitrines e nas ruas do centro de São Paulo durante o outono/inverno 2010. Na passarela, grandes marcas como Cavalera, Overboard, Occasion, Bolsas Carioca, Montag, Periferia Brasil, Hering, Dyllan Bolsas, Vista Vida, Razon e Central Surf apresentadas também por modelos deficientes para mostrar que a moda pode e deve ser inclusiva.

    http://www.fashiondowntown.com.br/imprensa_det.php?codeps=MTA=

    ResponderExcluir