terça-feira, 8 de setembro de 2009

Acessibilidade na Paulista avança

Comente!


Depois de 4 meses de atuação como a guardiã da Paulista, Julie Nakayama, contratada pela vereadora Mara Gabrilli no início de maio, avalia os avanços conquistados, entre eles a entrada adaptada do banco Santander (foto acima).

Circulando com sua cadeira de rodas, a missão de Julie na Avenida Paulista é alertar as pessoas sobre a importância de manter a via livre de obstáculos, já que após o término das obras de reforma da avenida, em junho de 2008, a falta de cuidado por parte das concessionárias de serviços (como de luz, telefone, TV a cabo) e proprietários de imóveis, assim como dos próprios pedestres começou a comprometer a acessibilidade. “A cada dia que passávamos pela Paulista, um novo buraco surgia na calçada novinha. E aconteciam por qualquer tipo de interferência que não era refeita corretamente”, afirma a vereadora Mara Gabrilli, colaboradora técnica do projeto de revitalização da avenida, que garantiu a acessibilidade."Por isso, em uma ação inédita no legislativo, contratei em meu gabinete a Julie, que entre outras atividades, colabora com a gerência da Paulista."
Julie afirma que hoje, após 4 meses de trabalho, já conhece bem a avenida e cada problema de acessibilidade. “Agora temos que cobrar pelo que já foi pedido. Muitos dos problemas diagnosticados há 3 meses não foram solucionados até agora”, lamenta. “No entanto, a ação da vereadora tem sido fundamental. Foi a Mara quem resolveu a maioria dos problemas, como a ampliação da sinalização tátil para os cegos e acessibilidade na entrada da agência do Santander, mas há outros problemas que não cabe a ela nem a mim solucionar.”
“Se não fosse a vereadora, eu seria só uma pessoa apontando falhas e problemas, mas que dificilmente seriam solucionados”, conclui Julie.
Em breve, a avenida mais famosa do Brasil e símbolo da cidade de São Paulo contará ainda com semáforos sonoros e totens com informações em braile nos cruzamentos para ampliar a orientação e mobilidade de pessoas cegas e com deficiência visual.


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário