quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ALCOA RECONHECE O VALOR DAS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS

Comente!
Desfile de moda e outros eventos ampliam debate sobre tema na Empresa

O compromisso das empresas com a sustentabilidade é uma exigência diária da sociedade. Reconhecer e legitimar esses anseios tornou-se um exercício constante para as empresas que pretendem manter um diálogo positivo com a comunidade, atuando com responsabilidade social. O Programa Alcoa de Valorização da Diversidade, lançado no Brasil em 2007, foi planejado e estruturado com esse propósito. Um dos objetivos dessa iniciativa é atrair, desenvolver e reter as pessoas mais capazes de todas as culturas e setores da sociedade, com base em suas habilidades, respeitando as diferenças de opinião, estilos e idéias, fazendo com que o quadro de funcionários da Alcoa seja um reflexo mais fiel da composição da sociedade. “Somos diferentes em nossas formações, experiências e origens. É exatamente isso que gera uma troca de experiências e aprendizado contínuo. A valorização diária de todas as diferenças está alinhada com os planos e estratégias que traçamos para a Companhia”, explica Sílvia Dias, diretora de Recursos Humanos da Alcoa América Latina e Caribe.

“Considero o trabalho da Alcoa na área de valorização da diversidade um dos mais importantes para o País. A Empresa vem inovando ao incentivar que suas unidades criem espaços de diálogo efetivo com organizações da comunidade, de sua rede de relacionamento direto ou indireto. Com diálogo e cooperação tem sido possível alcançar resultados mais efetivos, por exemplo, em relação à ampliação do número de mulheres e de pessoas com deficiência, entre outros, junto ao público interno”, conta Reinaldo Bulgarelli, educador, consultor e autor do livro Diversos Somos Todos. “Já é possível perceber também que as experiências que o tema proporciona estão fortalecendo o desenvolvimento de líderes e equipes abertas à inovação, a interações de qualidade com todos os stakeholders. Isso é fundamental para uma empresa num mercado em rápido e profundo processo de mudanças”, completa.


Modelos participam do Inclusion Fashion Day, desfile de moda inclusiva com peças confeccionadas para atender às necessidades das pessoas com deficiência na unidade da Companhia em Poços de Caldas-MG

Desfile de moda e outros eventos ampliam debate sobre a Valorização da Diversidade na Alcoa Para ampliar esse debate nas localidades onde a Alcoa está instalada, foram realizados alguns eventos de conscientização sobre o tema. A unidade de Poços de Caldas realizou em Agosto o Inclusion Fashion Day, desfile de moda inclusiva com modelos confeccionados para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Contribuíram para essa ação as estilistas Valéria Santos Porfirio, Stela Dias Fernandes, Julia Harumi Sato, Raissa Silva Paz, Bárbara Tornai Tella, Elenilda Duque e Ana Christina Gabos Colombo, além da parceria com a agência de modelos Kica de Castro. Participaram desse desfile sete modelos com deficiências motoras e visuais.

A iniciativa da proposta de moda inclusiva é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Além dessa iniciativa, a Unidade está promovendo em Setembro o I Mês da Diversidade, evento que pretende mostrar que a Diversidade faz a diferença na localidade. Estão programadas cerca de 20 atividades sobre o tema na Unidade, intercalando atividades voltadas para o tema de inclusão de pessoas com deficiência e mulheres, como palestras, oficinas, exposições, mesa-redonda, bate-papo e apresentações artísticas de instituições e demais convidados.
O I Mês da Diversidade é uma iniciativa do Projeto de Inclusão “Ser Diferente é MAIS!” e da AWN-Alcoa Women’s Network (Rede de Mulheres da Alcoa). Em Agosto de 2008 a unidade da Alcoa em Itapissuma-PE promoveu a 1ª Semana da Diversidade, incluindo a participação da liderança local, funcionários, outras empresas e organizações da comunidade. “Foi uma experiência muito interessante. Tivemos a oportunidade de nos reunirmos com parceiros estratégicos, como consultorias de recrutamento e seleção, Senai, universidades, fornecedores, entre outros participantes”, diz Michael Humpert, diretor de Laminados da Alcoa. “Esse tema tem sido discutido há muito tempo na Alcoa, mas ainda temos muito a fazer”, completa.
Em Setembro do ano passado foi a vez da unidade da Alcoa em Santo André-SP promover o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, contando com a adesão de 85% dos funcionários. Na programação, debates e a participação de especialistas no tema. Institucionalmente, a Alcoa e outras 29 grandes empresas ampliaram o debate durante a constituição do Fórum Empresarial Brasileiro de Valorização da Diversidade. Na ocasião foram discutidas as melhores práticas e quais iniciativas devem ser destacadas nas organizações.
Além do Programa Diversidade, a Alcoa oferece redes de relacionamento globais para a inclusão de determinados grupos sociais, bem como para a discussão de temas relacionados ao interesse dessas comunidades. São eles: Alcoa Women’s Network - A Alcoa incentiva a promoção da diversidade e da inclusão social, sem tolerar qualquer tipo de discriminação ou assédio. No caso das mulheres, a Companhia promove o AWN-Alcoa Women’s Network (rede de relacionamento das mulheres da Alcoa), que tem como objetivo atrair talentos e aumentar a participação das mulheres em posições de liderança. Esse programa voluntário foi criado nos Estados Unidos em 2001 por um grupo de executivas. No Brasil,a AWN foi constituída em 2004.
AAHN - AlcoaAfrican Heritage Network - Rede de relacionamento global que visa a aumentar a participação de negros nas unidades de negócio da Alcoa. EAGLE - Employees at Alcoa Gay and Lesbian Equality - Rede de relacionamento global que fornece suporte educacional e social para os funcionários homossexuais

Além dessas iniciativas globais, há outras três no Brasil beneficiando os portadores com deficiência: - Projeto de Inclusão 'Ser Diferente é MAIS!'

O projeto 'Ser Diferente é MAIS!' é uma iniciativa da gerência do GBS (Centro de Serviços Compartilhados da Alcoa América Latina) e tem como objetivo proporcionar a inclusão dos funcionários PCDs, atuando nos seguintes aspectos: acessibilidade, acompanhamento psicológico individual e suporte para líderes e equipe. A iniciativa, agora expandida para a Fábrica de Poços, é coordenada por Raphaela Rodrigues. - Projeto Integrar - Reúne ações realizadas na unidade de Itapissuma-PE para colaborar com o processo de inclusão, capacitação e suporte pedagógico e psicológico das pessoas com deficiência. “Pretendemos, com o Programa Diversidade Alcoa, ampliar o retrato da sociedade brasileira onde a Companhia está instalada”, conclui Sílvia Dias.
Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e gestão do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa. Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais.
Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Em 2007 foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br

Fonte: Pauta Social

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário