quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Modelos participam do Inclusion Fashion Day

Comente!
Desfile de moda inclusiva com peças confeccionadas para atender às necessidades das pessoas com deficiência

Encontro promovido pela CUT em São Bernardo defende que organizações sociais e sindicatos tenham comunicação e acessibilidade adequadas e voltadas a esses trabalhadores

Assegurar o cumprimento da Lei de Cotas, educação inclusiva com capacitação dos professores, redução da jornada de trabalho, fim das demissões imotivadas, sistema de garantias da previdência e participação nas conferências das Pessoas com Deficiência, da Educação, da Comunicação e das Cidades estão entre as principais resoluções do 2º Encontro Nacional dos(as) Trabalhadores(as) com Deficiência. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT, também elegeu um Coletivo Nacional. O Encontro aconteceu nesta terça-feira (22), em São Bernardo do Campo (SP), e reuniu representantes dos de estados em que a Central já promoveu reuniões sobre deficiência.

“Nossa atuação é para criar uma sociedade inclusiva, que respeita, reconhece e atende as necessidades de todos os seus cidadãos”, afirma Expedito Solaney, secretário de Políticas Sociais da CUT. “Saímos com esta clareza do Encontro. Precisamos lutar pela acessibilidade e pela inserção das pessoas com deficiência.”

Um Ato Nacional de adesão à Campanha da Acessibilidade Siga essa Ideia, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), marcou o início das atividades na segunda (21), Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência. O documento foi firmado por 42 entidades e personalidades. A campanha Siga essa Idéia prevê a sensibilização e a mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras – físicas, de relaçãoes interpessoais e de ausência de informação – que impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.
“Faremos um esforço para que todas as peças de comunicação da CUT, por exemplo, tenham uma tiragem em braile. Outra medida é a questão de acessibilidade dos trabalhadores tanto nas organizações como nos sindicatos. Isto está no nosso plano de ação”, afirma Solaney. “Relacionaremos todas as deliberações do evento e vamos organizar o calendário de atividades de modo a pautar os pré-congressos estaduais da central. No próximo encontro nacional, previsto para 2011, teremos discutido amplamente a pauta”, acredita.
“Houve avanços significativos”, afirma Flávio Henrique de Souza, coordenador do Coletivo Nacional de Trabalhadores com Deficiência da CUT. “Temos 20 pessoas e nove suplentes no Coletivo. Além disso, o encontro reuniu 12 estados, o dobro em relação ao primeiro. Há uma evolução e amadurecimento do processo”, avalia.

Fonte: Rede Brasil Atual

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário