domingo, 20 de setembro de 2009

A Força do Bem

6 comments
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos (ONG) com atuação na área sócio-ambiental, fundada em 03/08/2003, com objetivo principal de promover programas e projetos de cunho sócio-ambiental pautados no desenvolvimento sustentável visando à melhoria de qualidade de vida, inserção social e geração de renda através da coleta seletiva de resíduos sólidos.
A Fundadora e Presidente da instituição é a atriz Isabel Fillardis que, no dia 28 de maio de 2003, vivia a alegria de trazer ao mundo seu filho Jamal Anuar, ao mesmo tempo em que tinha início uma das mais marcantes experiências de sua vida até então. Jamal nasceu com uma síndrome rara que transformou completamente a vida da atriz.

A Força do Bem nasce da cumplicidade solidária de Isabel para com todas as mães que, como ela, vivem a dura realidade de cuidar de um filho especial. A consciência de ter sido privilegiada por ter condições e não medir esforços para a cura de Jamal, despertou em Isabel o desejo de ajudar as mães que não têm as condições necessárias mínimas para cuidar de seus filhos


Isabel Fillardis sempre participou de projetos e atividades sociais. Consciente da força de influência que um ator exerce sobre a população, procura aliar sua imagem a eventos que beneficiem os menos favorecidos. Sua preocupação com a condição de miséria e degradação de seres humanos e do meio ambiente levaram a atriz a fundar a ONG Doe seu Lixo, que há 3 anos vem ajudando pessoas que estão abaixo da linha da pobreza. Sempre contando com o apoio do marido, através da administração organizada do lixo doado por empresas, a atriz deu uma demonstração de consciência e mais que isso: ação cidadã.
A gravidez e o nascimento de seu filho Jamal Anuar, em maio de 2003, marcaram sua vida de forma definitiva. Jamal nasceu com a síndrome de West - uma doença rara que compromete o desenvolvimento da criança e que exige um tratamento intensivo e caro. O drama teve início logo nos primeiros meses do nascimento. A luta que se seguiu depois somente agora a atriz decidiu compartilhar numa entrevista concedida à Revista Caras de fevereiro de 2006.

A partir deste fato a história de Isabel e Jamal começa a tomar um novo rumo. Desde a publicação da revista, que inspirou uma matéria na capa do jornal Extra logo a seguir, a família não parou de receber correspondências de mães de todo o Brasil que vivem situação semelhante. Sensibilizados com os diversos relatos recebidos, a atriz e o marido, Júlio César, mais uma vez ouviram a voz do coração e decidiram criar a Força do Bem - um projeto que pretende beneficiar crianças que, como Jamal, necessitam de cuidados especiais e não têm condições para isso.
Aproveitando a estrutura já existente da Doe seu Lixo, decidiram criar uma coordenação denominada A Força do Bem - Pelas Pessoas com Deficiência, um Projeto dedicado exclusivamente a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais, devido às deficiências: visuais, mentais, auditivas e/ou motoras, e não tenham condições para isso.
Para tanto está sendo desenvolvido o primeiro Banco de dados brasileiro, com abrangência nacional, de cadastramento de pessoas com deficiência. Este Banco além de mapear quantitativa e qualitativamente a população que vive esta realidade, será um instrumento valioso para subsidiar ações específicas e adequadas a cada tipo de deficiência. Através dele também será possível a divulgação imediata sobre os benefícios de amparo legal já existentes aos cadastrados, cuja outra grande carência é a falta de informações, além de promover a aproximação com as diversas entidades que oferecem atendimento, apoio e ajuda para estas enfermidades.
Apenas para que se perceba a importância de um trabalho com esta finalidade, hoje, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, são 16 milhões de pessoas com deficiência no Brasil; entretanto, segundo estimativas do IBGE, este número já atinge 24 milhões, não existindo dados confiáveis dessa realidade porque nunca foi realizado tal cadastro.

Fonte: http://www.aforcadobem.org.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

6 comentários:

  1. Achei linda a atitude de criação desta ONG, pois também sou uma dessas mães, meu filho pedro hoje com dez anos tem síndrome de asperger e estuda em uma escola municipal e já esta no quarto ano,e já lê perfeitamente, nós aprendemos muito mais com eles do que eles com a gente.são anjos caídos que Deus nos confia e para aprendermos o verdadeiro sentido da palavra AMOR!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente queria te dar os parabens,pelo o seu trabalho lindo.Me chamo Cleide, sou mae de tres filho e o mais novo de 10 meses,o Gabriel e portador de sindrome de west.Graças as a oraçoes e a DEUS ele ta se reagindo muito bem.O Gabriel e o presente mais lindo q ja pude ganhar em toda a minha vida!

    ResponderExcluir
  3. hoje descobri a sua ong,descobri que minha filha de quatro meses tem sindrome de west e gostaria que voces me ajudasse pois sou professora e o tratamento é muito caro,mas ela é um presente que deus me mandou pois nós mães de deficientes somos especiais.

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome e kellen isabel vçe esta de parabens por criar esse blog espero que possa me ajudar eu tenho uma filha ela e portadora de varias sindromes inclusive a sindrome de west ela nasceu saudavel mais aos 3 anos ela começou a ter conlvusao e dai por diante o caso dela so se agravou simplificando eu sei a dor que essa doença causou a mim e a familia mesmo assim agradeço a deus por me enviar esse presente que e a gabriella o amor que eu sinto por ela e maior do mundo e hoje eu gostaria de poder participar desses blogs muito obrigada por vçe ter dado esse paço tao importante para todas as maes que preçisam dese espaço um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi boa noite, eu tenho um filho lindo de 2 anos e 4 meses que nasceu com uma deleção no braço longo do cromossomo 4 que trouxe problemas cardíacos e mais tarde a terrível síndrome de west. Não sei mais o que fazer pois Stevan está com a imunidade muito baixa e tá tendo uma febre á 4 meses seguidos . Ele já toma o sabril, topiramato e o urbanil, e mesmo assim não controlamos as crises. Tem outros tratamentos como o corticoide e o hormonio, mas a médica tem medo de fazer e Stevan não aguentar e pegar uma infecção mais grave devido a sua imunidade baixa. Tem a dieta cetogênica mas ele não pode ter nenhuma infecção e hoje ele tá com febre. Me ajudem pois a cada crise vejo meu Stevan morrendo aos poucos preciso de orientações e agradeço se vcs me responderem o que posso fazer. Stevan não come pela boquinha é atraves de sonda gastrostomia, tem o corpinho todo molinho e precisa muito de tds tratamentos possíveis. Um grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir