terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lançamento do livro“Trabalho e Pessoas com Deficiência - Pesquisas, Práticas e Instrumento de Diagnóstico” e Desfile de Moda Inclusiva com Deficiente

Comente!
Recebi por email da Karina Carvalho e repasso para vocês....

Evento Inclusivo: Aconteceu dia 03 e 04 setembro o Lançamento do livro“Trabalho e Pessoas com Deficiência - Pesquisas, Práticas e Instrumento de Diagnóstico” e Desfile de Moda Inclusiva com Deficientes parte da programação na “IX Jornada de Produção Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás.

A Inclusão Consultoria Empresarial & Espaço Psicoterapêutico - INCEP, Coordenada por DR KARINA CARVALHO- PSICOLOGA em parceria com a – Associação dos Acidentados do Trabalho do estado de Goiás, ACITEG - e a ÚNICA AGENCIA DE MODELOS PARA PESSOA COM DEFICIENCIA KICA DE CASTRO-SP promoveram dentro da “IX Jornada de Produção Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás”, Lançamento do livro Trabalho e Pessoas com deficiência – Pesquisas Praticas e Instrumentos de Diagnostico. E um desfile de moda inclusiva com roupas adaptadas da estilista Raissa Paz e modelos da agência KICA DE CASTRO-SP.
O objetivo deste é promover a Inclusão em todos os sentidos, principalmente a inclusão do deficiente físico em situações jamais exploradas como, por exemplo, a de modelo fotográfico e passarela. Colocar em discussão de que é possível pensar, fazer e seguir as tendências da moda, respeitando a diversidade e adequando as necessidades de uma pessoa com deficiência física, e o que representa também aumento no mercado econômico para os profissionais envolvidos nesse ramo, onde todos terão acesso igualitário aos produtos, bens e serviços disponíveis. Hoje no Brasil são mais de 24,6 milhões de pessoas com deficiência.
Quero chamar a atenção para essa onda de Inclusão nas Passarelas um fato curioso, nesse meio considerado discriminatório onde exige um padrão físico, não se encontra a tão polemica Lei de cotas inserindo por obrigação, mas esta sendo aplicada de forma sem imposição. Quebrando o paradigma de que o deficiente seja encarado como “coitadinho”.
Segundo a fotografa Kica de Castro que esteve em Goiânia, nesse evento “Existem muitas barreiras e preconceitos quando falamos de pessoas com algum tipo de deficiência como padrão de beleza e sensualidade. Ações de inclusões sociais fazem da pessoa com algum tipo de deficiência ser destaque em diversas áreas. Há pouco tempo, falar que uma pessoa com deficiência física é esteticamente bonito e pode sim ser modelo fotográfico, era motivo de piada. Desde 2002, vejo os aparelhos ortopédicos (cadeira de rodas, muletas, bengalas, prótese, órtese...) como acessórios de moda. A humanidade é bela em sua diversidade, as ações sociais são demonstrações claras de absorver e interagir com as mudanças do meio que nos cerca.”
Por isso, a INCEP trabalha com projetos sociais como- RESTAURACAO DE VIDAS- DEPENDENTES QUIMICOS E PROBLEMAS DE ORDENS PSIQUICOS, PROJETO RESGATE-CRIANCAS, ADOLESCENTES E JOVENS, ATRAVES DAS ATIVIDADES COMO TEATRO MUSICA E CURSOS PROFISSIONALIZANTES, PRESIIDIO DE TRINDADE GO E PESSOAS COM DEFICIENCIA ACITEG- ASPDEC contribuindo para o desenvolvimento de consciência coletiva para a população, através dessas ações sociais. “Segundo “Dra Karina Carvalho, Diretora,” “Incluir não é simplesmente abrir ou criar espaço para que o sujeito entre, mas é criar condições para que ele entre e possa permanecer. O grande desafio dessa Inclusão está em vencer medos e quebrar paradigma, para que então se possa caminhar em direção á diferença e á diversidade. Assim, Toda “inclusão depende, primordialmente, do olhar de cada um.”
Os modelos que desfilaram em Goiânia são: Carina Queiroz - Salvador Ba,, Iones Alonso - Goiânia Go, Valdenor Chaves - Goiania Go, Dude Martins - SP, – Diego Madeira – SP e Daiana Lopes- Paraná .
Participação Musical- Valdenor Chaves Deficiente Físico – Goiânia-GO e Dude Martins- Deficiente físico- SP.
Participação como Madrinha do Projeto INCEP- LISA MORAIS-ATRIZ E ARQUITETA- RJ E ZEZE MOTTA- ATRIZ- RJ

Obs.- Iones Alonso deficiente física modelo Goiana do Projeto Conhecer para Difundir da INCEP e da Agencia KICA DE CASTRO – SP, foi contratada pela agencia VISABLE, na Alemanha.


Karina Carvalho

Kica de Castro - Fotógrafa e Raissa Paz - Estilista

Iones Alonso, Carina Queiroz, Diego Madeira, Daiana Lopes, Dudé, Raissa Paz e Flavia Cruvenel


Karina Carvalho e o Banner do evento

0 comentários:

Postar um comentário