segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Secretaria parabeniza surdos pelo seu dia

Comente!
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ressalta a importância do dia 26 de setembro 2009 em comemoração ao Dia Nacional do Surdo em São Paulo e em todo o Brasil, para valorizar a data dedicada por uma maior inclusão dos surdos na sociedade.
Dia Nacional do Surdo, um dia muito especial para todos - ouvintes, surdos, intérpretes, familiares, professores e amigos - que contribuem nessa luta junto à comunidade surda, visando a construir sua identidade no âmbito social, político e cultural com a perspectiva de desenvolvimento da criança surda e o objetivo de homenagear os surdos. Um dia em que são lembradas as reivindicações, lutas por melhores condições de vida, dignidade e cidadania, são lembrados os direitos e desafios da comunidade surda por trabalho, educação, saúde, lazer e esportes, bem como o pleno reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura Surda em todas as instâncias sociais.
No Brasil, o dia 26 de setembro é comemorado como Dia Nacional do Surdo, devido ao fato da data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, inaugurado em 1857, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
Não somente pelo fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no País, mas pelas lutas, superações e conquistas, e entre as recentes conquistas alcançadas pela comunidade surda, destaca-se a oficialização no Brasil, em 2002, da Língua Brasileira de Sinais, instituída pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, assinada pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A lei estabelece a língua como meio de comunicação legal.
Um dia para homenagear quem não escuta e tem uma percepção especial de tudo que acontece à sua volta e para alertar a comunidade sobre a importância da língua de sinais. Um dia para mostrar que os surdos existem e que precisam de um espaço no qual falam a sua língua, compartilhem a sua vivência, as dificuldades que enfrentaram e as vitórias que conquistaram. É uma data para estimular os jovens e mostrar-lhes que podem chegar onde quiserem, encorajá-los a refletir sobre a questão da acessibilidade no ambiente de trabalho, na convivência social, entre outros, por meio de recursos como legenda e intérpretes de Libras, a fim de atender as necessidades diversas. É o começo para a melhoria das condições de cidadania da pessoa com deficiência
Parabéns a todos os surdos que constroem a sua história e a história do Brasil com garra e determinação.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário