segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Acesso fácil

Comente!

Alunos do SENAI/SC desenvolvem banco adaptado para carros

Preocupados com o bem-estar de pessoas com deficiências motoras, alunos do SENAI/SC de Concórdia, em Santa Catarina decidiram desenvolver um banco automotivo adaptado, que facilita o acesso ao interior do veículo e que seja fabricado com um preço mais acessível. Esse é apenas um dos projetos expostos na Mostra Inova SENAI, que será realizada em Joinville de 26 a 30 de outubro.
A poltrona adaptada possui um sistema que permite girar a poltrona em 90º e deslocá-la para fora do automóvel, com o uso de um pequeno motor. Uma das vantagens é a redução do esforço que os portadores de necessidades especiais tem que fazer para entrar no carro, uma vez que o maior espaço deixa o banco mais acessível.
Segundo o último Censo do IBGE, existem no Brasil quase 9,5 milhões de pessoas com deficiência física ou motora. Desses, muitos não possuem condições de adquirirem bancos adaptados, que facilitam a acomodação. "No mercado, uma adaptação como essa custa cerca de R$ 50 mil. Mas estimamos que o nosso sistema não custe mais que R$ 3 mil", afirma o coordenador do projeto, professor Rodrigo Friebe. A idéia partiu de um dos dois alunos da equipe, que possui um familiar deficiente físico sem condições de pagar pela adaptação convencional.
De acordo como professor, a equipe prevê um valor bem menor por utilizar peças já disponíveis no mercado. E, apesar do preço, Friebe garante que a qualidade será a mesma. "Para fazer a movimentação, usamos um motor para vidro elétrico, que tem grande vida útil, enquanto os produtos existentes no mercado utilizam motor especial, o que aumenta o preço", explica. Na construção, a equipe também utiliza o banco original do automóvel, sem necessidade de modificar o interior do veículo. Além disso, a equipe realizou uma pesquisa de especificações técnicas, para que o banco adaptado possua a mesma segurança que os demais.
A intenção é ceder o projeto para as pequenas empresas que não possuem condições de produzir os bancos adaptados. "Ninguém está ganhando dinheiro com isso e não pretendemos ficar com a patente. Para os alunos, o que importa é o conhecimento", destaca Rodrigo Friebe.
O projeto do banco automotivo adaptado, juntamente com outras 17 boas idéias, será apresentado ao público na etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, em Joinville. A mostra incentiva o desenvolvimento da atitude inovadora de alunos e docentes e promove o intercâmbio técnico-científico com a comunidade industrial.

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário