segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pessoas com deficiência podem obter financiamento para imóvel adaptado

2 comments
RIO - A piauiense Laura Marques garante que se alguém lhe oferecesse uma suíte no Copacabana Palace para morar, ela diria que não. A vendedora, de Teresina, que é anã, há nove anos conseguiu comprar, via financiamento do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica, um imóvel adaptado para o seu tamanho. Laura foi uma pioneira. No mesmo ano, foi sancionada a Lei da Acessibilidade (a 10.098), que determina que o governo federal, em políticas habitacionais, reserve um percentual mínimo do total das moradias para quem tem deficiência física. Mas poucos sabem disso. É o que mostra a reportagem de Luciana Calaza para o Morar Bem deste domingo.
O gerente nacional do PAR, André Marinho, explica que, no caso dos imóveis enquadrados nesse programa - criado para famílias de centros urbanos que recebem até R$ 1,8 mil - a Caixa fixa condições prévias para a construção.
- No PAR, a Caixa, com recursos de um fundo, adquire um terreno e contrata a construção de unidades residenciais. Assim, reservamos um percentual do total das habitações para pessoas portadoras de deficiência - explica Marinho.

Laura, conhecida pelas palestras motivacionais que ministra, conta que, na época, a equipe da Caixa disse que, se a construtora não fizesse nenhuma objeção às adaptações, eles lhe dariam a autorização. A empresa topou.

- Hoje está tudo mais fácil. Mas as pessoas não têm informações e não acreditam que vão conseguir.

Fonte: O Globo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Meu nome é Camila, e estou cursando o ultimo ano de turismo na - PUCPR.
    Estou começando meu TCC, e acredito que você pode me ajudar com o tema que é: CURITIBA ACESSIVEL, o objetivo é criar um roteiro adaptado para portadores de deficiencia, adaptando os atrativos que não tem acessibilidade.
    Eu gostaria de saber se você poderia responder para mim um questionário simples para a aplicação do TCC, estou com dificuldades para encontrar pessoas para responder pois estas tem que ser portadoras de deficiencia (fisica, visual ou auditiva) e ser um turista potencial para Curitiba.
    Caso, possa responder pode me enviar seu email ou pode me mandar um email para encaminhar o questionário. Meu email é kmilaamancio@hotmail.com

    Você teria outros contatos que poderiam estar respondendo o questionário?

    Desde já agradeço pela atenção!
    Grata,
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Camila, acho que seria bem interessante você conversar com o Ricardo Shimosakai, ele trabalha com turismo adaptado e é um doce de pessoa.
    Eu não sou def, mas posso te ajudar e indicar algumas pessoas sem problemas, ok??
    www.turismoadaptado.zip.net
    Um grande abraço, Cybelle

    ResponderExcluir