quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A arte como inclusão

Comente!
"Descobrindo o Mundo da Arte: Grandes Artistas, Grandes Conquistas!", que entra em cartaz hoje na UBC, celebra os 21 anos do Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef)

Organização: A professora Ana Carolina Oliveira, curadora da mostra e responsável pelas oficinas de arte e educação do Núcelo Educarte, do Tradef


BÁRBARA BARBOSA
Da reportagem local

Outubro é um mês de comemoração para o Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef), que no último dia 8 completou 21 anos de existência. Para celebrar a "maioridade", a entidade lança esta tarde, às 15h30, a exposição "Descobrindo o Mundo da Arte: Grandes Artistas, Grandes Conquistas!", que ficará em cartaz até o próximo dia 18, no Bloco Didático do Campus I da Universidade Braz Cubas (UBC). A entrada é franca.
Coordenada pela professora das oficinas de arte e educação do núcleo Educarte do Tradef, Ana Carolina Coelho Oliveira, a mostra reúne 23 telas de 12 alunos com deficiência intelectual (acima de 17 anos). Iniciado no primeiro semestre, o trabalho tem como tema o meio ambiente e traz releituras de obras de grandes artistas que já pintaram a natureza, como Rembrandt e Monet.
Patrocinada pela loja Moldura Minuto, do Mogi Shopping, que emoldurou as pinturas gratuitamente, a exposição visa a mostrar ao público o potencial dos alunos do Tradef, que durante as aulas puderam descobrir novos conceitos artísticos, refletir sobre os cuidados com o meio ambiente e interagir em grupo, além de exercitar a criatividade. "Nossos adolescentes são grandes pintores", orgulha-se Iêda Boucault, presidente da entidade, que explica a escolha do tema: "No início do ano, fizemos uma reunião do Tradef e definimos que o meio ambiente seria o tema que iríamos trabalhar este ano. Não só a exposição, mas outras atividades comemorativas do aniversário de 21 anos também levaram o tema".
Além das releituras de obras que retratam a natureza, a exposição celebra o meio ambiente por meio da utilização de materiais reciclados, como recortes de revistas. "Estamos muito felizes com o resultado. O trabalho foi muito bom e gratificante", diz Ana Carolina.
Para a professora, que começou a montar a exposição em aulas semanais, nas quais a didática com dinamismo e o respeito ao limite individual de cada aluno foram essenciais, a mostra resume a importância do núcleo Educarte do Tradef. "A proposta é educar com arte. Por meio dela podemos promover várias atividades de inclusão social".

Foto: Marcelo Alvarenga
Fonte: Mogi News

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário