sábado, 3 de outubro de 2009

Censo municipal da pessoa com deficiência começa em Valinhos

1 comment
Iniciativa do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos, apoiada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas ao público local com deficiência

O município de Valinhos inicia neste 1º de outubro o seu primeiro Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. O objetivo da cidade é levantar informações sobre sua população com deficiência, suas demandas e necessidades, para o desenvolvimento de políticas públicas municipais mais precisas e atentas às reivindicações desse público. Além disso, as informações também poderão ser utilizadas na formulação de políticas públicas estaduais mais adequadas à realidade da região.
A parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) viabilizará a impressão e a distribuição de um questionário sobre o assunto aos 40 mil domicílios de Valinhos. As perguntas buscam identificar o número de pessoas com deficiência na cidade, a sua distribuição pelas diferentes deficiências, o nível do acesso desse público à saúde e à educação, suas dificuldades de usufruto de bens e serviços públicos e privados da cidade e o grau de inserção no mercado de trabalho. Os questionários preenchidos poderão ser depositados, até 06 de novembro, em urnas distribuídas em cerca de cem pontos da cidade - escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers, agências bancárias e rodoviária. A tabulação dos resultados ficará a cargo das Faculdades Anhanguera, parceira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência no projeto.
A iniciativa mereceu total apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo - que, aliás, espera e incentiva que outras cidades paulistas sigam o exemplo de Valinhos. "É fundamental tirarmos as pessoas com deficiência da invisibilidade, garantindo justiça social e participação efetiva na sociedade", analisa a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

A Secretaria

Criada em 06 de março de 2008 pelo governador José Serra, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é o primeiro órgão estadual com esse perfil no país. Sob coordenação de sua titular, a secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella, e apoio do secretário-adjunto Luiz Baggio e de uma equipe técnica escolhida por sua experiência na atuação em prol das pessoas com deficiência, a Pasta vem trabalhando para garantir que esse público tenha seus direitos assegurados. O Estado de São Paulo tem cerca de 4,2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
A filosofia de trabalho da Secretaria está baseada no "empoderamento", ou seja, protagonismo e cidadania da pessoa com deficiência em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis. O objetivo é a inclusão efetiva desse público na sociedade, sempre considerando a realidade do entorno. Para isso, três eixos condutores orientam as propostas e ações implantadas pela Pasta: o acesso das pessoas com deficiência à Saúde e Educação de qualidade, a preocupação com a Empregabilidade deste público e a difusão de ajudas técnicas (órteses, próteses e outros meios de locomoção) que incrementem sua qualidade de vida.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Não chegamos a 500 questionários preenchidos!!! Eu mesmo que até dia 19/05/2010 tinha um filho deficiente em casa, não recebi à época, o questionário junto com minha conta. Nem meus vizinhos da frente, esquerda e direita! Consultem o CMPPD (Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência) de Valinhos para confirmar. Foi uma pena! Edson Brunhara, Valinhos, SP

    ResponderExcluir