Um soldado americano que foi gravemente ferido no Iraque e acabou paraplégico é um dos mais recentes beneficiados por um grupo que treina micos para auxiliar em tarefas domésticas.
A organização não-governamental americana Helping Hands se especializou em treinar macacos capuchinhos para realizar atividades como esquentar comida no micro-ondas, manejar controles remotos, acender e apagar luzes, entre outras.
A ONG americana já formou e introduziu 155 micos em casas de pacientes. Formados, eles são capazes até de escolher CDs e colocá-los no aparelho de som.
Um dos beneficiados pelo programa, Ned Sullivan, deve a vida ao seu mico KC. De acordo com a mãe de Sullivan, ele desmaiou algumas vezes, depois de sofrer uma convulsão, e quem a alertou foi o animal.
Atualmente, a ONG que usa micos nascidos em cativeiro no zoológico de Boston já não consegue dar conta da procura. Atualmente, a lista de espera por um desses macaquinhos é de um ano.
Fonte: BBC
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
Oi Cybelle!
ResponderExcluirAchei super interessante o uso dos micos para ajudar as pessoas com deficiência! Acho que a inteligência dos macacos é bem útil para auxiliar no cotidiano das pessoas que precisam de uma mãozinha para fazer coisas básicas.
O legal de ver é o quanto os micos se preocupam com seus donos, são cuidadosos e parecem compreender que suas ajudas são essenciais. Com isso, é natural que aconteça uma amizade entre animal e dono.
Gostei da iniciativa desta ONG, pois sei o quanto é difícil não conseguir pegar os objetos e fazer algumas coisas estando sozinho. Eu ainda consigo pegar e fazer algumas coisas. Imagine para quem não tem movimento nos braços. Por isso, fico feliz pelo treinamento aos micos.
Abraços!