domingo, 29 de novembro de 2009

29 de novembro - DIA DO SURDOCEGO

Comente!
No Brasil, segundo o Censo do IBGE, há 1.250 pessoas com essa deficiência. Você sabe o que é surdocegueira? Existem instituições que apoiam essas pessoas. Conheça quem são e ajude. Faça do dia 29 de novembro um dia de inclusão.
A surdocegueira é uma deficiência que se caracteriza pela perda da audição e da visão concomitantemente em diferentes níveis. Dependendo do nível de comprometimento da visão e audição, o contato do surdocego com o mundo pode ser bastante comprometido. Por esse motivo, a pessoa surdocega pode desenvolver diferentes maneiras de comunicação e interação com o mundo. Entenda algumas:

Alfabeto Dactilológico: as letras do alfabeto se formam mediante diferentes posições dos dedos da mão;

Alfabeto de Escrita Manual: quando o dedo indicador da pessoa surdocega funciona como um lápis escrevendo o que quer sobre a outra mão;

Tablitas Alfabéticas: são tábuas que têm letras escritas em forma maiúscula ou impressa em Braille. Para a comunicação, o interlocutor vai assinalando cada letra para formar uma palavra com o dedo da pessoa surdocega e ela responde fazendo o mesmo procedimento;

Meios Técnicos com Saída Braille: são máquinas utilizadas pelo surdocego que conhece o Braille.

Libras: Língua Brasileira de Sinais utilizada pelas pessoas surdas;

Tadoma: consiste na percepção, por meio da mão da pessoa surdocega que repousa sobre a boca de quem fala para sentir a vibração das palavras.

Guia-intérprete: uma pessoa que acompanha o surdocego e o auxilia na comunicação por meio da Libras ou outra forma de comunicação.

Quanto mais se estabelece pontes de comunicação e interação com os surdocegos, sua inclusão na sociedade ocorre de maneira mais saudável e produtiva. Além disso, essa interação incentiva novas formas de contato entre as pessoas, desenvolvendo nossa sensibilidade para essas questões. Refletir repensar novas formas de comunicação é positivo em qualquer tipo de relacionamento social.
Existem instituições que trabalham pensando e repensando novas maneiras de possibilitar ao surdocego sua inclusão de maneira plena. Essas instituições precisam do apoio da sociedade para continuar esse trabalho essencial para as pessoas com surcegueira e suas famílias. Conheça mais esse trabalho e ajude essas insituições:

Ahimsa – Associação Educacional para Múltipla Defiência
Criada por um grupo de 26 profissionais que atuavam há mais de dez anos com pessoas surdocegas e deficientes múltiplos em outro município, a instituição visa expandir e implementar esse trabalho no município de São Paulo. Seu atendimento foi iniciado em 1991, apenas com trabalho domiciliar e, mais tarde, complementou com atendimento educacional na escola. Tem como missão favorecer e qualificar o desenvolvimento das pessoas com surdocegueira e pessoas com deficiências multipla-sensoriais, promovendo a inclusão social.
Saiba mais: www.ahimsa.org.br

Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial
O Grupo Brasil é uma rede de organizações, profissionais especializados, surdocegos e famílias criada em 1997, com a missão de promover a qualidade de vida e ampliação de serviços para pessoas surdocegas e com múltipla deficiência sensorial.
Saiba mais: www.grupobrasil.org.br

Central de Libras e guias-interprétes

A vereadora Mara Gabrilli é responsável pela Lei nº 14.441/2007 que cria em São Paulo uma central de intérpretes da Libras e guias-intérpretes para surdocegos para facilitar a comunicação dos cidadãos com deficiência. Para as comunidades surda e surdacega a Lei representa um avanço. Segundo a vereadora, o novo serviço vai permitir que esse público seja recebido com mais dignidade quando buscarem informações e atendimento nos órgãos públicos.

A partir da poesia “Entretanto Danço” do escritor Itagyba Kuhlmann foi-se delimitando um universo de possibilidades em que a palavra alimenta o movimento. Os participantes compostos por pessoas com baixa-visão, cegos e videntes também experimentaram seus movimentos através de estímulos sonoros, do silêncio, da observação do movimento do outro e da percepção de seu próprio movimento (olhos vendados).

Créditos

•Concepção/Coreografia/Dançarina: Daniella Forchetti
•Elenco: Alexandra Zavatine de Oliveira, Cristiano Soares de Freitas, Douglas Sena de Oliveira, Estelita Albano de Toledo, Lisete Pegoraro, Shirlei Caetano e Taise Almeida dos Santos.
•Músico Convidado: Uirá Kuhlmann
•Iluminação: Andre Leme
•Essa apresentação foi realizada no Teatro Comunne em 09/05/2009.



O Projeto Arteiros foi criado em 2000 com o objetivo inicial de trabalhar a expressão corporal com pessoas com múltiplas deficiências e surdocegos. Atualmente desenvolve, através da dança, a consciência corporal, criatividade, socialização, comunicação e autonomia de todos os participantes.

Mais informações sobre o projeto:

Daniella Forchetti - daniforchetti@yahoo.com.br

Fonte: Portal Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário