quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Campanha da ONU premia 4 fotos do Brasil

Comente!
Concurso elegeu 50 fotografias de 27 países que mostram ações em prol do desenvolvimento; exposições reúnem as imagens vencedoras

Quatro fotos tiradas no Brasil estão entre as 50 imagens vencedoras da campanha Humanizando o Desenvolvimento. O concurso recebeu mais de 2 mil fotos e escolheu as que melhor mostraram exemplos de superação de dificuldades sociais. A iniciativa é promovida pelo IPC-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro.
Todas as 50 selecionadas estão em uma exposição inaugurada em 4 de novembro, na sede do IPC-IG em Brasília. Outras exibições vão ser feitas na África do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Tailândia a partir de fevereiro de 2010. A organização da campanha ainda negocia a presença das fotos em mostras em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida, passarão por diferentes museus brasileiros e de outros países. Há planos de que a exposição visite a África do Sul, a Alemanha, a Tailândia, a Inglaterra e os Estados Unidos.

Uma das imagens brasileiras, feita pelo fotógrafo Reyner Araújo, mostra crianças brincando livremente numa creche, usando pedaços de madeira e latas vazias.



Outra, de Arthurs Calasans, destaca uma menina em cadeira de rodas numa escola. A surpresa é que a aula é de balé. A garota veste o collant cor de rosa de bailarina e ergue os braços na coreografia, junto com as outras crianças.


Há também uma cena em Campinas, clicada por Luiz Roberto Alves de Lima, em que duas estudantes olham através de microscópios. Elas participam de um projeto de conservação do Rio Atibaia, que passa pela região.



A foto de uma aula de artesanato com mulheres de baixa renda também foi selecionada. Na imagem de James Gilbert, elas aprendem as técnicas enquanto seus filhos têm aulas especiais numa creche

Ao todo, as imagens vencedoras vêm de 27 países diferentes. A Índia foi o principal cenário das fotos. Nove das vencedoras foram clicadas no país asiático. Uma delas, de Rahul Kumar, mostra uma sala de aula repleta de mulheres indianas em Bihar, uma das regiões menos desenvolvidas. Elas fazem um curso preparatório para entrarem na faculdade de engenharia.
A seleção das fotos considerou a qualidade da imagem e a forma como elas representavam os temas propostos. Foram três eixos temáticos: crescimento inclusivo, igualdade de gênero e agenda democrática.
Mais de 1,5 mil imagens que a campanha considerou pertinentes aos temas, incluindo as vencedoras, vão integrar um banco de dados das Nações Unidas e poderão ser usadas em diversas publicações.

Fonte: Agência Inclusive


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário