quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Formação especializada

Comente!
A Universidade Cidade de São Paulo abre vestibular para curso de Licenciatura em Libras

Com o objetivo de colocar no mercado professores especializados em Língua de Sinais, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) passará a oferecer, em fevereiro de 2010, o curso de Licenciatura em Libras. Com isso, a instituição complementará o portfólio de cursos de Educação com Artes Visuais.
Segundo a coordenadora do curso, professora Luciana Gimenes, a Licenciatura em Libras se ampara no Decreto nº 5.626/05, que torna a disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério no ensino médio e superior. "O aluno do curso poderá atuar como docente de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior explica. O curso terá duração de seis semestres e será organizado em 12 módulos, com carga horária total de 2800 horas.
Na entrevista a seguir, a coordenadora do novo curso da UNICID fala sobre o conteúdo da Licenciatura e nos conta acerca do trabalho que a universidade realiza no Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes (CAAD)
Como e quando será o processo seletivo para o curso de Licenciatura em Libras?
O processo seletivo da UNICID já começou, haverá uma prova no dia 29/11 e também é possível fazer as provas agendadas. A universidade disponibiliza intérpretes de Libras para os candidatos surdos, caso necessitem.

Quantas turmas estão previstas?
Inicialmente oferecemos uma turma, no período noturno. Dependendo da procura, podemos ampliar a oferta no próximo semestre.

Qual é a sua experiência com a LIBRAS?
Sou formada em Lingüística e Português, com pós-graduação em Historiografia da Lingüística. Tenho realizado diversas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais devido ao meu grande interesse no assunto e à demanda que vem crescendo nesta área, inclusive, no âmbito acadêmico.

Você já lecionou em classes em que existiam alunos surdos?
Tive a oportunidade de conhecer alunos surdos nas disciplinas e atividades que são oferecidas para todos na universidade. Como professora da área da linguagem, é muito interessante acompanhar o processo de tradução que o aluno realiza, e que se evidencia nos textos que produz.

E quanto aos demais professores que irão lecionar no curso?
A formação em Letras-Libras contempla quatro grandes áreas de conhecimento:
 Ensino, com ênfase na Educação de Surdos;
 Língua Brasileira de Sinais;
 Lingüística;
 Literatura e manifestações artísticas de natureza não verbal, pelo diálogo que o curso estabelece com a Licenciatura em Artes Visuais. Assim, atuarão no curso professores de todas essas diferentes áreas.

Já existe procura pelo curso na UNICID?
Sim. Tenho respondido a muitas consultas sobre o curso e quase diariamente recebo mensagens de pessoas interessadas.

A disciplina LIBRAS faz parte da grade curricular de quais outros cursos da UNICID?
Todos os cursos do Programa de Formação de Professores da UNICID têm Libras na matriz curricular, e para os demais cursos da universidade a Libras é oferecida como atividade complementar eletiva.

A UNICID disponibilizada intérpretes de LIBRAS em salas de aula para alunos surdos?
Sim. O Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes da UNICID (CAAD) dispõe de professores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, que acompanham alunos de graduação surdos nas salas de aulas, bem como oferece aulas de braile, informática, música, cálculo sorobã, orientação e mobilidade e uma série de atividades de integração como tarefas cotidianas da vida diária e atendimento psicológico.

O que os alunos que optarem pelo curso de Licenciatura em LIBRAS podem esperar do mesmo?
A licenciatura em Libras integra o Programa de Formação de Professores da UNICID, que tem uma identidade forte e se caracteriza pelos projetos pedagógicos inovadores e os currículos integrados de seus cursos. Os currículos integrados promovem espaços de interação entre as diferentes licenciaturas, isso quer dizer que o aluno de Letras-Libras irá compartilhar bases de conhecimento com alunos de outros cursos do Programa. Essa convivência é desejável porque será uma realidade na vida do professor, na escola. O Programa não apenas forma professores reflexivos, mas concorre também para a formação integral do indivíduo, pela importância que a universidade dispensa ao desenvolvimento do senso ético, estético, científico e humanístico. A graduação oferece, ainda, variadas situações de formação para além da aula tradicional. Pautadas no referencial teórico do Ensino para a Compreensão, as licenciaturas promovem a reflexão sobre manifestações artísticas, culturais, lingüísticas e científicas, e preparam os alunos para o exercício da docência e para a elaboração de projetos em espaços de formação variados.

Como você analisa atualmente a inclusão de alunos surdos em escolas regulares?
Entendo que a legislação que tornou obrigatório o ensino de Libras na Educação Básica foi um passo importante para promover a integração dos alunos surdos, mas para que essa integração se torne efetiva é importante o investimento na formação de docentes de Libras.

Qual a importância que atribui a este novo curso da UNICID?
A oferta da licenciatura em Libras é coerente com a visão de ensino que a UNICID sempre promoveu e que tem a inclusão como norte. Além disso, busca atender a uma demanda muito atual, sustentada por uma política pública. Essa demanda vem sendo atendida pelas universidades públicas, mas entendemos que também temos um papel a cumprir para promover a inclusão da comunidade surda na Educação Básica.


A Universidade Cidade de São Paulo está localizada na Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2178 1212 o pelo site www.cidadesp.edu.br.

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário