segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Inaugurado primeiro laboratório brasileiro especializado em células-tronco embrionárias

2 comments
O laboratório fica na UFRJ. Foram investidos R$ 4 mi em equipamentos que vão produzir bilhões de células-tronco, com capacidade para abastecer uma rede de até 70 laboratórios e hospitais do país.

Foi inaugurado nesta segunda-feira no Rio de Janeiro o primeiro laboratório do Brasil voltado exclusivamente para estudos com células-tronco embrionárias. É um dos mais modernos do mundo.
O laboratório fica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 4 milhões em equipamentos que vão produzir bilhões de células-tronco, com capacidade para abastecer uma rede de até 70 laboratórios e hospitais do país.
“O Brasil esta muito bem posicionado porque se adiantou foi possível elaborar uma lei favorável ao uso de células-tronco embrionárias humanas. Então nos estamos muito bem posicionado internacionalmente”, disse o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent.
Aqui serão criados dois tipos de células-tronco. As embrionárias são produzidas a partir de embriões humanos congelados entre cinco e sete dias após a fertilização in vitro. Embriões que seriam descartados nas clínicas de reprodução.
O material pode ser usado, por exemplo, nas pesquisas para o tratamento do Mal de Parkinson. Cientistas tentarão criar células de neurônios que serão testadas em camundongos doentes. Mas ainda não um prazo para a aplicação em seres humanos.
Outro tipo é a célula-tronco induzida, feita a partir de uma amostra da pele do próprio paciente.
As células recebem um material genético de embriões humanos, mudam de comportamento e passam a gerar células de todos os tipos, para qualquer órgão do corpo.
Pesquisadores de vários países que hoje trabalham com células-tronco encontram problemas , como a contaminação das células por bactérias, além das possibilidades de rejeição e do surgimento de tumores nos pacientes.
Estes são também os desafios dos cientistas brasileiros no novo laboratório. “Nós temos as melhores condições de trabalho e os melhores equipamento pra se produzir essas células nas condições que se espera pro desenvolvimento dessa área visando a aplicação em humanos, quando essa aplicação se mostrar de fato viável, a partir de estudos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo”, disse o pesquisador, coordenador do laboratório, Stevens Rehen.



Fonte: G1 ( Jornal Nacional - 30/11 )

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

2 comentários:

  1. Caros

    Estou divulgando o Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. É uma iniciativa séria, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo que, acredito, seja do interesse do público que acessa o site.

    Vocês gostariam / poderiam publicar o folder do evento? Caso possam me escrevam para que eu envie o folder e release do evento.

    Fico à disposição para qualquer esclarecimento e desde já agradeço a atenção.

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.

    Não tem muito a ver com acessibilidade, mas tem tudo a ver com mobilidade urbana.

    Faço parte do projeto de reforma da calçada de uma rua na Casa Verde, São Paulo, por parte da iniciativa privada (empresas que exercitam suas atividades na própria rua).

    Aproveitando o possível recapamento da via no próximo ano, a associação das empresas da rua mencionou a reforma das calçadas concomitantemente. Fiquei encarregado de descobrir se há alguma forma de abatermos o valor pago pela reforma da calçada em impostos.

    Estou recorrendo a muitas pessoas relacionadas à mobilidade urbana para conhecer melhor a legislação nesse tocante de abatimento de impostos. A Sra. tem algum conhecimento do assunto? Pode me indicar alguém que possa me ajudar?

    Obrigado pela atenção.

    Rafael Zanola

    ResponderExcluir