segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ADEFAV leva crianças com deficiência à Pinacoteca do Estado de São Paulo

Comente!
No dia 2 de dezembro a Associação para Deficientes da Áudio Visão - ADEFAV faz sua última visita anual à Pinacoteca do Estado de São Paulo como parte do projeto de inclusão desenvolvido pelo museu paulista. No total, são três visitas monitoradas que atingiram o público especial composto por 16 pessoas com deficiência múltipla atendidas pela ADEFAV, entre 4 e 56 anos.
As visitas são divididas por tipo de deficiência a fim de permitir o melhor aproveitamento e interatividade dos participantes. O primeiro grupo foi formado por deficientes auditivos e com pequenas dificuldades motoras entre quatro e 9 anos. Outra turma foi composta por surdocegos adultos e deficientes visuais com cinco anos. A última visita, que acontece no dia 2 de dezembro, contempla cadeirantes e deficientes múltiplos entre 12 e 14 anos.
Há quatro anos que a ADEFAV participa do Programa Educativo Público Especiais (PEPE) da Ação Educativa da Pinacoteca do Estado. Criado em 2003, o programa busca possibilitar a acessibilidade física e sensorial de pessoas com limitações físicas ao importante acervo artístico do museu.
As visitas são monitoradas por educadores que organizam percursos multissensoriais nos quais o público especial poderá participar de atividades de exploração tátil de obras, bem como explorar visual e multissensorialmente obras bi e tridimensionais.
Com um número aproximado de 1500 visitantes especiais por ano, a coordenadora do PEPE Amanda Tojal considera que o programa de ação educativa inclusiva acompanha o conceito da inclusão responsável. "Para desenvolver processos de inclusão não basta simplesmente oferecer e divulgar que a instituição ou a exposição está aberta à entrada do público especial. É preciso contar com ações permanentes que envolvem infra-estrutura espacial adequada, profissionais especializados na recepção e atendimento educativo ao público alvo, acesso aos objetos culturais e também à comunicação dos conteúdos apresentados pelo museu", explica.
Na opinião da supervisora de programas da ADEFAV, Helena Olmos, o trabalho desenvolvido pela equipe da Pinacoteca é de extrema importância ao desenvolvimento das crianças. "Além de ter acesso a todas as formas de arte, os jovens que participam das visitas descobrem outras possibilidade de expressão e comunicação", finaliza.

Sobre a ADEFAV

A ADEFAV - Centro de Recursos para a Inclusão na Família, Escola e Sociedade é uma organização filantrópica reconhecida no terceiro setor pelo trabalho que desenvolve em prol da inclusão na família, escola e sociedade de crianças, jovens e adultos com surdocegueira e deficiência múltipla. Fundada em 1983 e situada em São Paulo (SP), a ADEFAV também é reconhecida pelas consultorias e cursos de capacitação na área de surdocegueira e deficiência múltipla para profissionais e comunidades brasileiras e latino-americanas, com o apoio técnico do Programa Hilton/Perkins para a América Latina, da Perkins School for the Blind (EUA).

ADEFAV- Centro de Recursos para a Inclusão na Família, Escola e Sociedade

3571-9511 ou 9515

www.ADEFAV.org.br

Fonte: Instituto Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário