quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Central de Libras vai facilitar acesso de pessoas com deficiência a Serviços Públicos

Comente!
Na Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, sistema inédito no país coloca a tecnologia a serviço da comunidade surda.
Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A partir do dia 1º de dezembro, a comunidade surda terá mais facilidade para obter informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo. Nessa data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida coloca em operação o projeto piloto da CELIG – Central de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes.
A Central vai utilizar terminais de computador e webcam instalados em diferentes pontos do serviço público municipal para que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Os intérpretes podem transmitir todas as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156. Tal intermediação também vai facilitar o contato com o atendente presente no local.

No projeto piloto – com duração 6 meses – haverá terminais nas Praças de Atendimento das subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa. Ainda não será possível acessar o serviço a partir das residências.

Expansão

Em meados de 2010, a CELIG chegará a todas as 31 subprefeituras e, gradualmente, a outras unidades do serviço público municipal, com prioridade para hospitais e outras unidades da rede de saúde.
No futuro, também será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdo-cegos no atendimento em órgãos públicos municipais.

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário