sábado, 12 de dezembro de 2009

Luciana, por favor, continue tetraplégica!!!

Comente!
Muitas notícias tem circulado pela mídia dizendo que a modelo Luciana da novela "Viver a Vida", voltaria a andar ao final da novela.
Caso isso realmente acontecesse, seria uma grande decepção para todos, pois a proposta da novela é justamente a Superação, mostrando que mesmo com alguma deficiência, as pessoas podem e devem ter uma vida normal. Estudar, trabalhar, casar, ter filhos e se divertir.

O seguinte texto foi publicado pelo Eduardo Camara do blog "Mão na Roda":

Não costumo assistir novela, mas não podia deixar de ver como a personagem tetraplégica está sendo retratada. Poxa, me surpreendi muito!
Tudo bem que as coisas estão meio aceleradas na reabilitação da personagem, mas até dá para entender, né? Seria difícil conseguir ajustar o tempo da novela com o de uma reabilitação que dura, no mínimo, alguns meses.
Mas só pelos detalhes que estão sendo mostrados já no hospital, acho que vem coisa boa por aí. Ainda é cedo, mas seguindo a linha atual, creio que finalmente vão mostrar em uma novela das 8 o que realmente acontece após uma lesão medular séria, coisa que até agora só foi feita em Malhação (Sim! A novelinha já teve até mais de um personagem cadeirante) e também em História da Amor, uma novela das 6 onde o personagem de Nuno Leal Maia ficou paraplégico.
Tanto em Malhação como em História de Amor, os personagens cadeirantes conseguiram se reabilitar (o que não significa voltar a andar) e, depois de enfrentar uma série de problemas do cotidiano e da reabilitação, continuaram a "viver a vida" (não pude evitar o trocadilho infame!). Não eram personagens protagonistas e nem estavam no horário nobre, então é provável que vocês nem lembrem deles. Agora, na novela das 8, a oportunidade é única!
A novela pode mostrar a dureza da reabilitação sem pieguice, pode levantar a bandeira da acessibilidade e também mostrar que muitas vezes a dificuldade na adaptação à nova condição de vida está mais no convívio com as outras pessoas do que na deficiência em si.
Claro que se fosse a vida real eu torceria para Luciana volta a andar. Mas ao contrário de muita gente que assiste a novela, torço para que a personagem Luciana, interpretada por Alinne Moraes, continue tetraplégica.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/

Após ler esse texto, ecebi um email da Tabata Contri, onde ela descreve a resposta da Flávia Cintra ( que é justamente a consultora do Manoel Carlos ).

Repasso para vocês e agradeço à Tabata e a Flávia por nos elucidar a questão:

O Maneco nunca deu esta declaração, recentemente publicada pela mídia, mencionando que Luciana voltará a andar. Nem com e nem sem célula-tronco. Ela voltará a ser feliz, a viver com todas as dificuldades, possibilidades e alegrias... mas, como cadeirante!
Esse tipo de fofoca vende revista, é só isso.
Por favor, me ajude a acalmar as pessoas.
Estou à disposição para levar críticas e sugestões ao autor da novela.
Beijos e obrigada.

Flávia Cintra

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário