sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Projeto prevê brinquedos adaptados para deficientes em praças

1 comment
Vereador afirma que medida poderá diminuir o isolamento das crianças com deficiência
O vereador Marcos Nem, do PR, pediu vistas ao projeto de lei do vereador Valcir Soares, do PTB, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para pessoas com deficiência em praças, parques, escolas e creches municipais, bem como em locais de diversão em geral. Valcir afirma que o projeto recebeu parecer de ilegal da comissão de constituição e justiça da câmara municipal, mas estará em pauta novamente na reunião ordinária da próxima terça-feira, 13. Antes, afirma que estará conversando com o prefeito Tadeu Leite para que o executivo possa apoiar o projeto.
Valcir justifica a relevância do projeto ao afirmar que os brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foram desenvolvidos para pessoas que não apresentam de?ciências físicas, motoras ou sensoriais e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais, que ficam isoladas.
"A instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitirá que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido à suas limitações, seja motora ou sensorial, desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças", explica o vereador, que destaca, ainda: "O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal."
Valcir Soares lamenta que, devido às limitações impostas por suas condições fisicas e/ou sensoriais, as crianças com deficiência são, em muitos casos, isoladas do ponto de vista social, pois a maioria dos meios proporcionados à população em geral não consideram as características dessas crianças, incorrendo na lamentável e consequente segregação para o acesso e uso dos espaços.
Valcir Soares afirma que o projeto prevê ainda que os equipamentos deverão ser criados e instalados por pessoal capacitado, que adequará os equipamentos à criança com deficiência. Determina, ainda, que os locais mencionados deverão, quando for o caso, ter brinquedos adaptados para atender crianças com deficiência visual, tais como jogos de tabuleiro e baralhos táteis.
"Com esta proposição, queremos que todos os playgrounds e salas de jogos tenham brinquedos desenvolvidos para as crianças portadoras de necessidades especiais, permitindo não só a diversão, a brincadeira, mas, sobretudo, a socialização e a integração, o que propiciará a construção de um futuro melhor em nossa sociedade, com base no respeito entre todos, enfatiza o autor da proposta.

Fonte: O Norte de Minas

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá, sou Prof/pedagogo de DV/BRAILLE, presido uma ong (cefap:centro de form cont e apoio ped ao dv)no interior do Ceará e, atravessamos grande sdificuldades, o poder publico continua a nos neglegenciar por isso, conclamo, Q TODOS QUE FAZEM, parte de ong's, se mobilizem e lutem por melhores condiçoes de trabalho a nossa VALORIZAÇÃO profissional e assim, melhor a vida das pessoas com def. Um abraço

    ResponderExcluir