sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vagas para deficientes tem novo protocolo para empresas

Comente!
Agora, o empregador deve expor todas as características do profissional que procura no sistema digitalizado

Novo protocolo foi acrescentado no Sistema de Intermediação de Mão de Obra (Simo) Internet para facilitar o cadastro de empresas que buscam contratar profissionais com deficiência pela Agência do Trabalhador. Agora, o empregador deve expor todas as características do profissional que procura no sistema digitalizado, facilitando a pesquisa.
O objetivo do novo protocolo é aumentar o número de profissionais deficientes no mercado de trabalho. Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, alguns empregadores abriam vagas e informavam ao Ministério Público do Trabalho que não havia profissional com o perfil que procuravam, e por isso não cumpriam a cota para deficientes na empresa.
"Essa medida é um avanço para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), tanto do ponto de vista de resguardar o empregador que está bem intencionado e quer abrir uma vaga com as características normais para um trabalhador com deficiência e esteja mesmo predisposto para a sua inclusão, como para o trabalhador que dentro de uma dessas vagas vai encontrar oportunidade de trabalho", frisa Garcia.
Ângela Carstens, coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria do Trabalho, lembra que toda empresa com 100 ou mais empregados deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com trabalhadores reabilitados ou com deficiência. "Um dos objetivos do PPD é fazer a intermediação entre a empresa que precisa cumprir a lei de cotas e o trabalhador com deficiência que precisa de oportunidade para conseguir uma vaga de emprego", ressalta.
Na hora de protocolar a vaga, o empregador deve estar bem ciente do que procura, para não cometer erros. Será necessário informar a escolaridade, o tipo de deficiência, o salário que será ofertado, entre outras características da vaga.

Fonte: Bem Paraná

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário