segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Qualificação Profissional

1 comment

A ABPcD e o Instituto Aprender e Trabalhar está recrutando pessoas com deficiência para participarem do Programa Nacional de Qualificação Profissional

A Associação Brasileira de Pessoas com Deficiência (ABPcD) em parceria com o Instituto Aprender e Trabalhar esta recrutando Pessoas com Deficiência nas principais cidades brasileiras para participarem do Programa Nacional de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência, são mais de 1.700 vagas em todo o Brasil. Este programa tem como foco Pessoas com Deficiência física, visual, auditiva, múltipla e intelectual leve que desejam conquistar uma especialização profissional para ingressar no mercado de trabalho.
Os cursos são para as áreas de Tecnologia, Desenvolvimento de software, Atendimento, Telemarketing e Call Center, Assistente Administrativo, Promotores de vendas para lojas, Consultores em Seguro, Separador de mercadorias para supermercados e Estoquista. De acordo com o presidente da ABPcD, Enilson de Moraes, não é preciso ter experiência anterior. "O treinamento é gratuito e não exigimos experiências. Nós treinamos pessoas com qualquer tipo de limitação, com a única exigência de que ela seja produtiva. O candidato aprovado, após ingressar no programa, será treinado na função especifica que ele irá atuar. Uma vez empregado, as empresas empregadoras oferecem treinamento continuo e benefício que lhe permite cursar uma faculdade ou outra especialização", diz Moraes.
As pessoas são treinadas na própria cidade onde elas se encontram, nos telecentros do Ministério da Indústria e Comércio com os quais a ABPcD matém parceria São mais de 700 salas de aulas pelo Brasil. Após o cadastramento do candidato no portal da associação são agendadas entrevistas e testes. O objetivo é identificar em cada candidato qual é a sua vocação profissional. Uma vez identificada, o candidato é encaminhado para o treinamento que corresponde ao seu perfil. Ao ingressar no programa, a pessoa já é contratada por uma das empresas.
"Hoje, nós temos abertas 1700 vagas para atender um grupo de empresas, entre elas grandes bancos e indústrias de varejo. Quando o candidato passa pelo processo de entrevistas, nós identificamos se o perfil dele é para atuar em área administrativa, em um callcenter, tecnologia, ou varejo. Uma vez identificado ele é qualificado já para atender uma empresa especifica. O candidato passa por um treinamento que dura cerca de três a quatro meses dependendo da área de especialização dele", explica Moraes.
Para participar do Programa Nacional de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência é preciso o acessar o portal www.abpcd.org.br e cadastrar seu currículo ou informações através do e-mail info@abpcd.org.br

Saiba mais sobre o Instituto Aprender e a ABPcD

O Instituto Aprender existe desde 2006. Cabia a ele também as atividades de recrutamento, seleção, consultoria a empresas na área da diversidade e qualificação de pessoas com deficiência. A ABPcD foi criada,há seis meses, por um grupo de pessoas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram centralizadas todas a atividades que envolvem a prestação de serviços a empresas e treinamento de pessoas com deficiência. E o Instituto Aprender ficou com a responsabilidade da qualificação profissional por ser uma instituição de ensino.
Segundo o presidente da ABPcD, Enilson de Moraes, há muitas empresas com grandes demandas de vagas de trabalho e hoje é difícil encontrar pessoas com deficiência qualificadas para o mercado. "A opção é qualificar essas pessoas. Hoje o profissional com deficiência não quer apenas o emprego, mas também uma oportunidade para se desenvolver profissionalmente e esse programa que oferecemos passou a ser um atraente para que o candidato ingresse nesse projeto", diz Moraes. "Existe uma lei de cotas a cumprir, então existe uma preocupação em preparar pessoas com deficiência para preencher as vagas de trabalhos existentes, além de prepará-la também para uma convivência no ambiente corporativo."
O Programa Nacional de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência existe há cerca de dois anos. De lá para cá já treinou e empregou 1.130 pessoas para diversas áreas desde programadores de computadores para bancos e empresas de varejo. O programador Marcelo, que cego de nascença, passou pelo treinamento do programa da ABPcD e hoje está no mercado de trabalho. "Quando o Marcelo ingressou em nosso programa, ele nos mostrou que tinha um sonho, ser um programador de computador. Foi um grande desafio, qualificá-lo para a função, mas adequamos nossa metodologia de ensino. Segundo Moraes, além de Marcelo, outras 37 pessoas com deficiência visual, conquistaram esta especialização, e hoje trabalham na área de software do banco HSBC como programadores especialistas na linguagem Java e Cobol.
"O nosso objetivo como ABPcD, não é atuar como agência de emprego para pessoas com deficiência , mas sim oferecer a elas uma oportunidade para que possam se qualificar e ingressar no mercado de trabalho com dignidade. Como associação oferecemos muitos serviços e informações para esse publico. Nosso objetivo é ter em cada cidade de médio porte, uma unidade da ABPcD, onde o presidente regional terá como missão de defender os direitos da pessoas com deficiência em seu município, invocando as autoridades para que cumpram a lei em relação a acessibilidade e serviços. Do outro lado, para as empresas oferecemos uma solução completa que envolve Recrutamento, Seleção, conscientização de equipes, consultoria em acessibilidade e mapeamento de funções."

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Muito boa, a oportunidade. Entretanto, devo salientar que, na verdade, o grande sonho de todos nós é que um dia tenhamos a oportunidade de crescimento profissional, tendo o nosso valor reconhecido pela sociedade, com oportunidade de se atingir cargos de maior qualificação e nível hierárquico.
    Apareça no meu blog e deixe também seu comentário, ok?
    Abraço,
    CARLOS DE QUEIROZ.
    wwww.tribunadorio.blogspot.com

    ResponderExcluir