quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Secretaria realiza Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência

Comente!
Primeiro dia de evento tem palestras voltadas a acessibilidade e tecnologia. Secretaria assina convênio com Microsoft para oferecer serviço de Telemedicina

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, até o dia 10 de dezembro, no WTC Sheraton, na capital paulista, o primeiro Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. As inscrições para participar do evento estão abertas e devem ser feitas por meio do site http://www.simparatodos.com.br. O objetivo do evento é promover uma grande discussão sobre a importância das tecnologias assistivas e ajudas técnicas no processo de reabilitação e no dia-a-dia das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, idosos e seus familiares, cuidadores, profissionais da saúde, educadores e, em grande medida, de toda a sociedade, cada vez mais diversa e inclusiva.
Além de painéis para discutir diversos assuntos relacionados ao cotidiano da pessoa com deficiência, há uma exposição de produtos e serviços de 57 empresas e instituições, como o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA) e o Centro Paula Souza.
O Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência insere-se em um momento oportuno, tendo em vista o aumento da conscientização sobre estas questões, inclusive em função das transformações sociais e infraestruturais que a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 exigirão.
Com este evento, assim como através de suas demais ações, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência está segura de sua contribuição para garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes, no sentido de construir uma sociedade melhor para todos.

Convênio com Microsoft

Ao fim do primeiro dia de trabalho, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinou um convênio com a Microsoft do Brasil para fornecer notebooks para pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, a fim de dar continuidade ao tratamento a distância, além de oferecer uma oportunidade de inclusão digital. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destacou que "no passado as pessoas precisavam se movimentar em direção ao outro na busca de uma interação e na busca de uma garantia da conquista de um espaço social e profissional. Hoje, a interação se dá com muita eficiência a partir do meio digital".
Para Linamara, "o meio digital permite que nos igualemos, pois somos absolutamente iguais atrás da tela. O esforço de pensar é mais homogêneo, a produção é exatamente igual e a condição de interação e de colocarmos nossa funcionalidade a serviço da causa social é verdadeira a partir da inclusão digital". Sobre a parceria, a Secretária afirma que "é apenas o início de uma rede de cooperadores, nós estamos oportunizando a inclusão digital a partir da aliança pela inclusão digital, porque acreditamos que essa é a forma de se oportunizar a todos uma completa transformação".

Abertura

No dia 8 de dezembro, data de abertura do Encontro, foram realizados quatro painéis: "Tecnologias Assistivas, Ajudas Técnicas e seu Papel na Sociedade - Melhoria na Qualidade de Vida", "Acessibilidade, Educação e Inclusão Social", "Transformação: Uma Cidade para Todos" e "Habitação de Interesse Social nos Municípios". Além disso, durante o encerramento das atividades do dia, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinou um convênio com a Microsoft do Brasil, a fim de oferecer o serviço de telemedicina na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.
No Painel "Tecnologias Assistivas, Ajudas Técnicas e seu Papel na Sociedade", os palestrantes Chao Lung Wen (Coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telesaúde do Hospital das Clínicas), Tom Babinszki (Diretor da Even Ground Consultoria de Acessibilidade), Robert Mortimer (Coordenador técnico do Laratec) e Marcos Pinotti (Coordenador do Laboratório de Bioengenharia da Universidade Federal de Minas Gerais) apresentaram a importância de avanços tecnológicos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e evolução das tecnologias disponíveis e as mudanças nos custos para produzir tais sistemas para atender as pessoas com deficiência.
O Painel "Acessibilidade, Educação e Inclusão Social", com Ángel García Crespo (Vice-Diretor de Planejamento Docente da Universidade Carlos III, na Espanha), José Antônio Borges (Coordenador de Projetos de Acessibilidade do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carla Mauch (Coordenadora Geral da Mais Diferenças) e Stella Susskind (Presidente da Shopper Experience), abordou as dificuldades para a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade, além de uma apresentação de tecnologias e experiências já realizadas e em andamento que visam essa inclusão.
O terceiro painel, "Transformação: Uma Cidade para Todos", contou com as presenças de Eduardo Flores Auge (Secretário Executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo), Luiz Antônio Ângelo da Silva (Vice-prefeito de São José dos Campos), Osvaldo Franceschi Jr. (Prefeito de Jaú), Mara Gabrilli (Vereadora em São Paulo) e Ailton Brasiliense (Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos). Os participantes apresentaram as ações desenvolvidas em seus municípios e em suas áreas de atuação, a fim de atender e incluir as pessoas com deficiência na sociedade.
O último painel do dia, "Habitação de Interesse Social nos Municípios", tratou da questão de habitação para pessoas com deficiência e o papel dos municípios na inclusão e na acessibilidade. Foram apresentados casos de habitações de interesse social com acessibilidade desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da cidade de Lençóis Paulista. Participaram do Painel Izabel Cristina Campanari Lorenzetti (Prefeita de Lençóis Paulista), Sebastião Misiara (Presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo) e Fernando Lhata (Superintendente de Projetos da CDHU).

Próximos Dias

O Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência acontece até o dia 10 de dezembro e contará com painéis sobre acessibilidade, cultura, saúde, empregabilidade, ajudas técnicas e inovações tecnológicas para pessoas com deficiência. Confira abaixo a programação para os dias 9 e 10.

SERVIÇO

Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência
Data: 8 a 10 de dezembro de 2009
Horário: Das 10h às 20h
Local: WTC Convention Center - Piso C
Endereço: Av. Nações Unidas, 12559 - Brooklin - São Paulo - SP
Mais informações: http://www.simparatodos.com.br

PROGRAMAÇÃO

9 de Dezembro de 2009

AUDITÓRIO PRINCIPAL

9h às 11h - Tecnologias e Saúde - Diagnóstico e Reabilitação.
Ao se deparar com uma pessoa com deficiência, o profissional da saúde deve estar atento para dois pontos distintos e ao mesmo tempo complementares: o diagnóstico correto e a indicação de reabilitação eficiente. Quais são os avanços nestas duas áreas? Como as novas tecnologias têm ajudado na recuperação destes pacientes? Para onde estão indo as pesquisas? Com o que Estado, universidades e fabricantes têm contribuído para desenvolver essas questões?
Moderador: Prof. Dr. Daniel Gustavo Goroso - Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA, do Hospital das Clínicas - HC, da Faculdade de Medicina - FM da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP

11h às 12h30 - Moda Inclusiva e Cultura
Debater moda inclusiva é promover a diversidade. O objetivo é chamar a atenção para o tema, ajudando na promoção de uma sociedade mais inclusiva, bem como colaborando para elevar a autoestima das pessoas com deficiência. O crescente ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho gera consequente aumento de seu poder aquisitivo e sua demanda por produtos e serviços em geral, como peças de vestuário e programas culturais acessíveis a todos os públicos.
Moderadora: Daniela Auler - Assessora da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo - São Paulo / SP

12h às 14h - Intervalo

14h às 16h - A Transformação em Números.
No Brasil, os dados do Censo de 2000, realizado pelo IBGE, indicaram um percentual de 14,5% da população com algum tipo de deficiência. Desse total, 16,7% têm deficiência auditiva, 48,0% deficiência visual, 22,9% deficiência motora, 4,1% deficiência física e 8,3% deficiência intelectual. Mais do que estatísticas, esse contingente representa uma importante parcela da população, que requer uma melhor compreensão sobre quem são e do que necessitam para a garantia de sua completa inclusão social.
Moderadora: Linamara Rizzo Battistella - Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo - São Paulo/SP


16h às 17h30 - Acessibilidade no Mobiliário Urbano.
Devemos levar em conta a acessibilidade e usabilidade de bens e serviços públicos pelas pessoas com deficiência, com especial atenção ao espaço urbano, às edificações e aos sistemas de transporte. A atual legislação cobre todos esses aspectos, mas sua aplicabilidade ainda é um desafio para os governantes. Contudo, havendo vontade política, é possível desenvolver ações emblemáticas, que resultam na melhora da qualidade de vida para toda a sociedade.
Moderador: Marco Antonio Pellegrini- Coordenador de Acessibilidade da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo - São Paulo / SP

17h30 às 19h - Mercado de Trabalho.
O trabalho representa uma das principais formas de inclusão. Para tanto, é fundamental garantir às pessoas com deficiência o direito à educação de qualidade e à qualificação profissional. O Estado e as empresas têm papel fundamental nesse processo, como mostram experiências bem sucedidas de valorização da diversidade como vetor de aprimoramento das relações de trabalho.
Moderador: João Baptista Cintra Ribas - Gerência de Desenvolvimento Sustentável - Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência - SERASA EXPERIAN - São Paulo / SP

AUDITÓRIO 2

10h às 12h30: O Mercado de Tecnologias Assistivas no Brasil
Apenas no Estado de São Paulo, cerca de 4,2 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Esse público é consumidor de produtos especiais, que vão desde uma simples colher adaptada a uma sofisticada cadeira de rodas. No Brasil, esse mercado ainda tem grande potencial de crescimento, com a ampliação da produção nacional, o aumento da oferta em um maior número de pontos de vendas e o barateamento desses produtos para o consumidor final.
Moderador: Cid Torquato - Coordenador de Articulação Institucional e Políticas Públicas da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo - São Paulo / SP


14h às 16h: Ajudas Técnicas para o Esporte e Lazer
O Brasil tem se tornado uma verdadeira potência no paradesporto. Além da perspectiva de preparação de uma nova geração de atletas com vistas à Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, é necessário ampliarmos a participação de pessoas com deficiência em atividades esportivas e de lazer, como importantes vetores de inclusão social, além dos benefícios para o corpo e a mente. O alto custo dos materiais e equipamentos, problemas de acessibilidade e a falta de capacitação profissional adequada precisam ser equacionadas para que tais atividades promovam os resultados esperados.
Moderador: Vanilton Senatore - Assessor Técnico de Gabinete - Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Estado de São Paulo - São Paulo/SP

16h às 18h: Acessibilidade Digital e Governo Eletrônico
Um dos principais objetivos do e-Gov é ampliar o acesso da população a dados, documentos, informações e serviços públicos, facilitando a vida do cidadão. No caso das pessoas com deficiência, essa importância é ainda maior, tendo em vista, em muitos casos, suas dificuldades de locomoção e comunicação. Neste sentido, não basta disponibilizá-los na internet. A construção de sites e portais acessíveis é uma obrigação dos governos e um dever de todos, para garantir o exercício da cidadania, incluir o cidadão e, acima de tudo, democratizar a usabilidade desses recursos tecnológicos cada vez mais essenciais nos dias de hoje.
Moderador: Ricardo Kobashi - Assessor Técnico da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - São Paulo - SP

18h às 19h30: Saúde e Assistência
Como funcionam os serviços de reabilitação no Brasil? Em que estágio estamos comparados com as principais instituições dos países desenvolvidos? Como devem ser as interfaces entre os sistemas públicos federais, estaduais e municipais? Qual o papel das organizações privadas e não governamentais? Em que devemos avançar nas políticas públicas e critérios para o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção?
Moderador: Marli Kioyoko Fujikawa Watanabe - Responsável Técnica para a Área de Saúde do Deficiente - Grupo Técnico de Ações Estratégicas - Coordenadoria de Planejamento de Saúde - Secretaria Estadual de Saúde - São Paulo/SP

10 de Dezembro de 2009

AUDITÓRIO PRINCIPAL

9h às 12h30 - Economia do Conhecimento - Tecnologia e Inovação
O conceito de Economia do Conhecimento surgiu da realização de que a economia atual em nível mundial baseia-se não somente no aproveitamento de recursos naturais, gerenciamento de recursos financeiros, ou na produção industrial, mas cada vez mais, no aproveitamento dos recursos do conhecimento. O "know how", o capital humano, a capacidade de criação e adaptação, dentre outros, constituem fatores não só importantes, mas decisivos para o crescimento econômico de uma região. A aplicação simultânea dos cinco pilares que sustentam o conceito da EC - inovação, educação, inclusão social, tecnologias da informação e comunicações, e os direitos de propriedade intelectual, que uma vez orientados para a satisfação das necessidades, aproveitamento das capacidades diferenciadas e integração na sociedade das pessoas com deficiência, oferecerão uma oportunidade interessante que possibilitará a sua utilização como uma possível estratégia institucional. O fato da EC agregar um valor ao conhecimento, por considerá-lo um bem de produção como qualquer outro, coloca em evidência o potencial das pessoas com deficiência para que tenham um papel significativo no desenvolvimento social e econômico de uma região.
Moderador: Danilo Piaggesi - Diretor do Programa Internacional de Economia do Conhecimento - Director Internatina Knowledge Economy Program (IKEP)


14h às 16h: Residências Inclusivas
É notória a importância da família na vida das pessoas com deficiência. Na ausência do suporte familiar, o Estado deve oferecer condições para garantir a dignidade desses indivíduos. Existem experiências bem sucedidas de residências inclusivas que são modelos de serviço público a serem replicados.
Moderador: Tuca Munhoz - Presidente do Instituto MID para a participação social das pessoas com deficiência

16h às 18h30 - A Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas como Vetores de Transformação e Inclusão Social.
É notório o legado que os maiores eventos esportivos - Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada, deixam em seus países-sede. O Brasil terá, nos próximos anos, uma oportunidade ímpar de promover desenvolvimento e importantes transformações sociais no processo de preparação para sediar essas competições. Toda a sociedade se beneficiará desse processo. Contudo, para as pessoas com deficiência, trata-se de um momento particularmente especial, já que as normas e critérios de acessibilidade deverão pautar, inclusive por força de lei, todo o planejamento e execução das obras e ações necessárias, tanto nos locais das provas como no restante do País.
Moderadora: Dra Linamara Rizzo Batistella - Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Estado de São Paulo - São Paulo / SP

Auditório 2

Encontro dos Coordenadores da Rede Lucy Montoro

8h30: O Papel da Biomecânica na Reabilitação - Experiência Pessoal

Apresentação: Professora Dra. Roser Garreta

9h30: Avaliação de força dinâmica com dinamometria Isocinética - Aplicações clínicas e médico legais

Apresentação: Professora Dra. Roser Garreta

10h30: Laboratório de Analise do Movimento

Apresentação: Dr. José Augusto

11h: Intervalo

11h30 às 13h: Workshop

Análise do movimento em 3D e Aplicações clínicas e médico legal

13h às 14h: Almoço

14h: Influência do tratamento com TBA nos flexores do cotovelo na marcha de pacientes hemiparéticos

Apresentação: Professora Dra. Roser Garreta

Comentários: Dr. Tae Mo Chung

14h30: Intervalo

15h: Critérios para internação em Reabilitação

Apresentação: Professora Dra. Filipa Faria

Moderação: Dra. Sueli Juca

15h45: Protocolos de Assistências a Pacientes Internados e Critérios para avaliação dos resultados Terapêuticos

Apresentação: Professora Filipa Faria

Moderação: Dra. Margarida Myazaki

16h30: Visão Geral da Medicina - Física e Reabilitação em Portugal

Apresentação: Professora Dra. Filipa Faria

16h45: Visão geral da medicina física e Reabilitação na Espanha

Apresentação: Professora Dra. Roser Garreta

17h:Encerramento

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário