quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Artista paraplégico cria boneco-sósia

Comente!
Fotos do boneco e das obras de outros artistas estão em mostra no Sesc Pinheiros

Ele estava sentado, mas via sua imagem ereta na Praça da Sé e nas ruas Direita, São Bento e 15 de Novembro. Paraplégico, o artista paulistano Paulo José Franco Neto, o Pazé, de 47 anos, criou uma realidade paralela ao fazer uma réplica de si mesmo. Em tamanho real, o boneco com o seu rosto foi fotografado em situações que, para o artista, seriam improváveis, como ficar em pé numa via do centro de São Paulo. O trabalho, realizado em 2001, pode ser visto até o dia 14 de março na exposição Sujeito:Corpo, no Sesc Pinheiros. Ímovel durante o dia inteiro, o boneco se contrapunha a multidão em movimento. O artista o colocava na rua de manhã e o retirava no final do dia. “Muita gente achava que era uma ‘estátua viva’ e jogava dinheiro no chão para o boneco”, conta Pazé. A réplica chegou até a “escalar” prédios da cidade. “Ele fez o percurso como se não houvesse barreiras arquitetônicas.” Na exposição estão quatro fotos da intervenção e a própria “cópia” do artista.
Ainda fazem parte da mostra sobre transformações do corpo, seus limites e a construção da autoimagem, instalações, vídeos e fotografias dos artistas Adriana Ferla, Carlos Melo, Daysi Xavier, Oriana Duarte e Sonia Guggisberg.

Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. 3095-9400. Terça a sexta, 10h30/21h30; sábado, domingo e feriados, 10h30/18h30. Grátis. Até 14 de março.

Fonte: Época São Paulo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário